Voltar

Quem somos e o que fazemos

CLP – Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 15 anos, trabalha por um Estado Democrático de Direito de fato, que seja mais eficiente no uso de seus recursos e com respeito à coisa pública. Desde 2008, a organização já ultrapassou a marca de 1.000 cidades impactadas por projetos ou cursos; e tem mais de 300 pessoas na rede de líderes, que já alcançou 24 estados, diferentes partidos políticos e setores da administração pública. Seu trabalho já conquistou mudanças importantes para o desenvolvimento do País, como o fim da cláusula de barreira no sistema eleitoral e a aprovação da reforma da Previdência.

A partir de suas iniciativas online, o CLP já impactou mais de 3,5 milhões de pessoas com seus conteúdos. O Ranking de Competitividade dos Estados, ferramenta que reúne dados para auxiliar gestores públicos a diagnosticar problemas e elencar prioridades, já é utilizado por mais de 20 estados. Todo este impacto é resultado de uma estratégia em que o CLP identifica os problemas mais urgentes do Brasil e os principais atores e líderes públicos em posição de resolvê-los, desenvolvendo soluções em conjunto através de cursos, eventos, seminários e abordagens individuais para que por meio de indivíduos engajados e bem preparados seja possível a construção de um Estado melhor.

Nosso propósito

O Brasil é uma jovem democracia que hoje tem um setor público corporativista e caro. Isso se traduz na qualidade dos serviços públicos entregues à população e nos índices de educação, saúde, segurança pública, infraestrutura e saneamento básico. Acreditamos que os problemas centrais que levam a isso são a falta de foco do setor público em atender a população e a baixa eficiência no uso dos recursos disponíveis, e que a sociedade e melhores líderes públicos têm o poder de mudar essa realidade.


Como atuamos

Para mudar essa realidade, o CLP desenvolve e mobiliza redes, reunindo a sociedade civil, gestores públicos e instituições para que juntos possam fortalecer o trabalho de tornar o Estado mais justo, eficiente e capaz de entregar melhores serviços públicos para a população de forma sustentável.


O que fazemos

Criamos campanhas para que a sociedade seja ativa na transformação do Estado; fazemos estudos, criamos ferramentas e levantamos dados de estímulo para o setor público tomar melhores decisões; e desenvolvemos gestores públicos para serem líderes responsáveis e parte ativa da construção de um Brasil melhor.

Linha do tempo

  • 2008/2010

    2008/2010

    Fundação do CLP e 1º curso para prefeitos

  • 2011

    2011

    Lançamento do 1º Ranking de Competitividade dos Estados

  • 2013

    2013

    Consultoria em gestão

  • 2014

    2014

    1ª turma do MLG – Master em Liderança e Gestão Pública

  • 2015

    2015

    Escala do Impacto CLP

  • 2016

    2016

    Prêmio Excelência em Competitividade

  • 2017

    2017

    Olhar para o futuro: visão 360º e atuação em causas

  • 2019

    2019

    Mais de mil municípios impactados com cursos e trabalho pela Reforma da Previdência

  • 2020

    2020

    Advocacy e criação do movimento Unidos pelo Brasil



Auditoria, Estatuto e Impacto

Relatório anual 2022
Auditoria 2021
Estatuto
Política de Ética e Conduta
Relatório Anual – 2021
Relatório Anual – 2020
2020
Auditoria e
Balanço
2019
Auditoria e
Balanço
2018
Auditoria e
Balanço

Faça o download dos nossos relatórios completos de auditoria, estatuto e impacto

Junte-se ao CLP

Escreva seu email e receba nossa newsletter


    Siga o CLP

    Siga nossas redes sociais e fique informado