

O que o cidadão deve esperar da gestão pública na era da transformação digital?
A tecnologia está transformando profundamente os nossos desejos em relação ao funcionamento dos governos, principalmente porque a tecnologia permite maior transparência, participação e eficiência na gestão pública.
Os cidadãos têm acesso a uma quantidade muito maior de informações sobre as atividades governamentais do que nunca. A facilidade de acesso à tecnologia está transformando o desejo por uma gestão pública mais eficiente e moderna.
Na era da transformação digital, os cidadãos também esperam que os governos municipais utilizem a tecnologia para melhorar a prestação de serviços públicos e a comunicação com os moradores.
Um exemplo claro da transformação digital nas cidades é o aumento no número de serviços online disponíveis para os cidadãos. Antigamente, era preciso ir a uma prefeitura para obter um documento, realizar uma consulta ou resolver algum problema.
Hoje em dia, muitos desses serviços podem ser acessados diretamente pela internet, economizando tempo e eliminando o excesso de burocracia. Isso tem impacto direto na vida das pessoas, especialmente naquelas que têm dificuldade de locomoção ou tempo limitado para resolver questões administrativas.
Em Itajaí, segundo maior PIB de Santa Catarina, o objetivo era se tornar mais atraente para as empresas. A solução foi facilitar a vida dos empresários. A Aprova entrou pra tornar 100% digital todo processo de abertura e baixas de empresas, inclusive de médio e alto risco.
A prefeitura integrou o atendimento com a Junta Comercial, o Sistema Tributário e automatizou a análise de viabilidade. Agora, essa pesquisa é realizada sem intervenção humana e liberada automaticamente. O empresário com o alvará de funcionamento na mão em 24 horas. Sem esforço. Sem demora.
A tecnologia tem transformado profundamente a maneira como as pessoas se relacionam com os governos. A era digital trouxe uma nova expectativa de transparência, eficiência e participação para os cidadãos em todo o mundo.
Aqui estão algumas expectativas que os cidadãos vão ter, em nível local:
- Acesso fácil e rápido a informações: obter informações atualizadas e relevantes sobre serviços, programas e eventos por meio de plataformas digitais, como sites, aplicativos móveis, redes sociais, chatbots e e-mails.
- Processos de atendimento simplificados: utilizar serviços digitais, como requerimento de documentos, agendamento de consultas e pagamento de taxas, para evitar filas e reduzir o tempo de espera.
- Participação cidadã: ter acesso a canais digitais que permitam participar ativamente nas decisões públicas e compartilhar feedback sobre serviços públicos, políticas e projetos de desenvolvimento urbano.
- Transparência e accountability: governos que usam tecnologias para disponibilizar dados e informações sobre a gestão pública e os gastos municipais.
- Inovação e eficiência: gestores públicos que modernizam o atendimento para melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados, por exemplo, usando tecnologias de Inteligência Artificial, Blockchain e IoT para gerenciar trânsito, coletar lixo, monitorar a qualidade do ar e da água, entre outras.
A tecnologia pode ajudar os governos a melhorar a eficiência em processos excessivamente burocráticos, tornando mais ágil a prestação de serviços e reduzindo a necessidade de papéis e documentos físicos.
Outra mudança significativa é o aumento da transparência nos processos governamentais. Com a facilidade de acesso à informação e o uso de tecnologias de análise de dados, governos podem agora disponibilizar informações sobre orçamentos, projetos e políticas públicas em tempo real.
Além disso, a tecnologia também tem permitido que os governos locais se comuniquem de forma mais eficiente com a população. Isso ajuda a melhorar a percepção dos cidadãos sobre o trabalho do governo, ao mesmo tempo em que aumenta a sua confiança nas autoridades.
Tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial e Big Data, podem ser usadas para melhorar a tomada de decisões governamentais. Com a análise de grandes quantidades de dados, governos identificam tendências e padrões que seriam difíceis de detectar por meios convencionais.
A tecnologia não substitui a necessidade de liderança competente e visionária. É fundamental que os governos invistam em treinamento e capacitação para que seus funcionários possam usar as tecnologias de maneira eficiente e responsável.
Um município no interior de Santa Catarina está sendo reconhecido por essa iniciativa. A Prefeitura de Criciúma tem uma Secretaria de Governança e Gestão dedicada a obter autoconhecimento institucional, criar processos integrados e consolidados a partir da união das pessoas, com o propósito sempre voltado ao cidadão através do uso de soluções tecnológicas cada vez mais sustentáveis.
A transformação digital de prefeituras e câmaras municipais não é apenas uma questão de modernização ou conveniência. Ela tem um impacto profundo na relação entre governos e cidadãos e pode ajudar a fortalecer a democracia em todo o mundo.

Compartilhe esse artigo

Notícias Relacionadas


Governo como Serviço: o futuro da gestão pública
por Marco Antonio ZanattaFaça chuva ou faça sol, seja feriado ou fins de semana, os recursos tecnológicos estão proporcionando comodidade, possibilitando o acesso a produtos e serviços a qualquer hora, independente do dia,…
Ler mais
Pessoa idosa no setor público: diversidade e inclusão
por Camila CruzQuando nos voltamos para o mercado de trabalho e aqui destacamos, especialmente a administração pública, ainda constatamos muitos estigmas relacionados à pessoa idosa no setor público: envelhecer é algo negativo,…
Ler mais