20/08/2021
Notas técnicas.

Nota Técnica: a volta das coligações nas eleições proporcionais

Pela manutenção da proibição às coligações em eleições proporcionais

O fim das coligações em eleições proporcionais é item expresso da causa de Reforma Política do CLP. O tripé é composto pela cláusula de desempenho, o voto distrital misto e a temática da proibição às alianças em pleitos proporcionais. Assim, elencamos abaixo aspectos defendidos pelo CLP que precisam ser considerados para o que entendemos ser o bem do sistema eleitoral:

Conclusão

Com base em tais aspectos o CLP entende que a volta das coligações em eleições proporcionais não deve ser levada adiante. Principalmente no Senado Federal, pois na casa revisora assistimos à aprovação de projeto do senador mato-grossense Carlos Fávaro (PSD) que propõe a volta da exigência de atingimento do quociente eleitoral como critério para a obtenção de vaga nos parlamentos eleitos sob a lógica proporcional – desmobilizando parte do que destacamos acima sobre a lei 13.165/2015.

Compartilhe esse artigo


A Inteligência Técnica do CLP produz diariamente levantamentos, ferramentas, rankings e estudos técnicos respaldados em evidências e que contribuem para que os processos decisórios dos servidores públicos sejam o mais assertivo possível.

Notícias Relacionadas


Junte-se ao CLP

Escreva seu email e receba nossa newsletter


    Siga o CLP

    Siga nossas redes sociais e fique informado