24/02/2016
Notícias.

Lista de disciplinas do Master em Liderança e Gestão Pública (MLG)

Lista de Disciplinas MLG Foto: CLP

O Master em Liderança e Gestão Pública (MLG) é um curso de pós-graduação lato sensu concebido para gestores públicos que desejam fazer a diferença na gestão do governo. A estratégia de ensino do CLP para o MLG é baseada em uma pedagogia participativa. O objetivo é engajar os participantes em conhecimentos e experiências práticas que possam ser usados no desenvolvimento da liderança e melhoria de processos na administração pública.

O renomado corpo docente, composto por professores, governantes e gestores públicos, proporcionará um ambiente de reflexão, debates e um rico intercâmbio de experiências entre os participantes, por meio de discussões, estudos de casos e análise de soluções práticas para os desafios da gestão pública.

O curso está organizado por disciplinas conforme apresentado, a seguir, na lista de disciplinas e ementas, com suas respectivas cargas horárias. Confira:

Disciplina: Liderança Adaptativa
Carga Horária: 30 horas
Ementa: A disciplina pretende atingir três objetivos. Primeiro, ajudar a compreender o contexto e produzir um bom diagnóstico, capaz de discernir os desafios pessoais, os desafios políticos e os desafios técnicos. Segundo, conduzir as ações que vão criar o senso de urgência, gerar desconforto nas pessoas e desencadear as mudanças de comportamento e de cultura necessárias para produzir mudanças transformadoras. Terceiro, assegurar a sobrevivência do líder durante o processo de adaptação dos liderados à nova realidade.

Haverá discussões de casos, debates em grupo e trabalhos que testarão a habilidade de reconhecer os problemas técnicos e adaptativos que você terá de enfrentar para promover mudanças transformadoras na sua organização, no governo ou no país.

Disciplina: Gestão Estratégica & Governança
Carga Horária: 20 horas
Ementa: A disciplina é focada na apresentação dos modelos de gestão estratégica no processo político-administrativo de planejamento no setor público, tendo como aplicação os âmbitos macrogovernamental e das organizações públicas. Esses modelos de gestão estratégica consideram os princípios da new public management (gestão por resultados, foco no cidadão e modernização administrativa) e o ambiente de governança (transparência, accountability e participação) que caracterizam as reformas e inovações na administração pública contemporânea.

Disciplina: Instituições e Cultura Política Brasileira
Carga horária: 28 horas
Ementa: O curso abordará aspectos associados à Teoria Institucional de Douglass North e ao conceito de path dependence. Serão trabalhados, a partir de então, princípios essenciais para a construção do que poderemos chamar de matriz institucional brasileira, com forte relação aos valores que permeiam nossa política e nossa gestão pública, no que diz respeito à cultura nacional. Nesse sentido, o pensamento brasileiro será revisitado, utilizando para tanto autores clássicos, cases e analisaremos conteúdos gerais que permitam a percepção acerca do que efetivamente somos enquanto sociedade e quais os desdobramentos de tais questões em nossas lideranças. Não sem dimensionar resultados com um conceito mínimo de Democracia.

Disciplina: Gestão de Projetos de Impacto
Carga Horária: 20 horas
Ementa: Proporcionar aos alunos estudos de caso e ferramentais técnicos e teóricos em como diagnosticar, estruturar, implementar, monitorar e avaliar projetos de alto impacto no setor público. Aprendizado através de estudo de casos, observação da realidade, didática do aprendizado ativo. Aulas expositivas; Atividades em sala de aula; Estudos de casos; Desenvolvimento de análises e entrega de relatórios.

Disciplina: Articulação Institucional
Carga Horária: 22 horas
Ementa: O módulo apresenta modelos conceituais, abordagens (estratégicas e táticas), e instrumentos de autoavaliação que auxiliam a compreensão da dinâmica política das organizações conforme ela se desenrola. Essa compreensão é fundamental para a articulação de acordos e interesses inter e intrainstitucionais. Ao abordar aspectos específicos do exercício do poder, o curso propicia que o participante observe a eficácia – ou ineficácia – de seu uso em diferentes contextos e estágios de carreira – e de organizações. Esse assunto introduzirá difíceis questões éticas. A proposta do curso é desafiar cada participante a definir o que constitui exercício ético de poder e influência, na própria vida.

Disciplina: Liderança e Equipes de Alta Performance
Carga Horária: 20 horas
Ementa: Analisar e aprofundar conceitos como liderança, empowerment, coaching e mentoring, bem como métodos de gestão mais estratégicos, efetivos, meritocráticos e não-paternalistas. Estabelecer a relação entre liderança, motivação e gestão de desempenho para se obter equipes alinhadas, motivadas e com alta performance, com especial ênfase à realidade da Administração Pública. Discutir práticas de atração, desenvolvimento e retenção de talentos, como estratégia de gestão do capital humano. Aprofundar os conceitos de Inteligência Emocional e os respectivos impactos nas competências interpessoais (liderança, relacionamento interpessoal, comunicação e trabalho em equipe). Reconhecer a importância das competências interpessoais no sucesso das pessoas e das organizações.

Disciplina: Liderança e Comunicação
Carga Horária: 22 horas
Ementa: Organizar o pensamento. Desenvolver a habilidade de “contar histórias” de forma lógica e convincente; Considerar os principais stakeholders e seus interesses para comunicação. Discutir elementos que contribuem para a efetividade do apresentador, Ampliar o autoconhecimento, Melhorar o relacionamento com a audiência.

Disciplina: Finanças, Orçamento e Economia
Carga Horária: 20 horas
Ementa: Panorama da economia brasileira e seus desafios. Análise política e técnica das tendências contemporâneas na gestão do orçamento público. Análise da aplicabilidade dos conceitos, modelos e experiências empregados nos países desenvolvidos à realidade Brasileira sobretudo nos âmbitos municipal e estadual.

Disciplina: KSG
Ementa: Semana em Havard
Carga Horária 40 horas

Disciplina: Inovação e Empreendedorismo
Carga Horária: 28 horas
Ementa: A importância da inovação nas políticas públicas e exercícios práticos de empreendedorismo. Discussões de casos reais de inovação e aplicação dos conceitos de redes, mapeamento de redes e sistemas para contribuição e melhoria da gestão e dos serviços públicos.

Disciplina: Liderança e Dilemas éticos
Carga Horária: 28 horas
Ementa: “Qual é a coisa certa a fazer?” Essa é a questão crucial que líderes públicos são obrigados a enfrentar quando o interesse do Estado parece conflitar com valores morais e princípios éticos. Como manter a ordem e a segurança sem ameaçar o respeito às liberdades individuais? É justo assegurar o direito das minorias quando a vontade da maioria é contrariada pela decisão do governo? É possível combater a desigualdade social sem destruir os fundamentos da economia de mercado e da competição? Como resolver os conflitos entre deveres e direitos que ameaçam a credibilidade do Estado democrático? É moralmente aceitável para governantes, em momentos extremos, abrir mão de princípios éticos para garantir o interesse do Estado e do bem comum? Em Liderança e Dilemas Éticos, trataremos desses temas que tem profundo impacto na vida das pessoas, na elaboração de políticas públicas e no destino das nações.

Disciplina: Brasil no Cenário Global
Carga horária: 24 horas
Ementa: Nos últimos vinte anos, o Brasil assistiu ao mais intenso processo de ascensão internacional da sua história. Este curso analisa a inserção brasileira no mundo sob uma perspectiva histórica e traz estudos de caso para estimular a abordagem aplicada dos desafios internacionais que o país enfrenta. Por meio de estudos de caso e construção de cenários, os estudantes serão continuamente estimulados a aplicar o conhecimento teórico adquirido em desafios do mundo real, e eles precisarão apresentar os problemas e desenvolver recomendações específicas de como lidar com desafios complexos a policy makers convidados.

Disciplina: Liderança & Resultado
Carga horária: 28 horas
Ementa: Liderança e Gestão de Resultado busca reunir as duas principais disciplinas do MLG – Liderança e Gestão – e trazer para a prática os ensinamentos que ajudarão a identificar os desafios técnicos e adaptativos e a enfrentar os reais problemas que impedem o progresso do país. O curso trará palestrantes-convidados para discutir os reais problemas que o país enfrenta. Em seguida, utilizaremos a metodologia da liderança adaptativa e da gestão de resultado para dissecar o problema, construir a narrativa, focar no enfrentamento dos desafios de gestão e de liderança, e delinear o plano de ação para que as mudanças transformadoras possam ser convertidas em políticas públicas. Adisciplina é um módulo de aplicação prática do conhecimento aprendido ao longo do curso. O resultado das reformas requer a capacidade de diagnosticar o problema, definir o escopo, mobilizar as pessoas em torno dos desafios adaptativos e garantir a institucionalização de soluções que ajudem a resolver o problema.

Disciplina: Avaliação e Institucionalização de Políticas Públicas
Carga horária: 28 horas
Ementa: Tem como objetivo mostrar as dificuldades ao implementar o processo de avaliação de políticas públicas, o papel da liderança no processo de avaliação, desafios em campo, debates sobre casos, sugestão de novos modelos e trazer exemplos da teoria para a prática.

Faça sua Inscrição

Compartilhe esse artigo


Notícias Relacionadas

conheca-os-finalistas-do-premio-excelencia-em-competitividade-2023

Conheça os finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade 2023

por gabriel.diniz

Após examinar as mais de 150 políticas públicas inscritas em 2023, a banca de seleção do CLP classificou 12 boas práticas semifinalistas, conforme os critérios de avaliação descritos no site.…

Ler mais
clp-promove-o-4o-encontro-nacional-de-lideranca-e-gestao-publica

CLP promove o 4º Encontro Nacional de Liderança e Gestão Pública

por gabriel.diniz

O CLP (Centro de Liderança Pública) promove no sábado, 27/11, o 4º Encontro Nacional de Liderança e Gestão Pública, em formato híbrido, das 9h às 15h30, no Espaço Vila Santina,…

Ler mais
clp-lanca-o-primeiro-ranking-esg-dos-municipios

CLP lança o primeiro Ranking ESG dos Municípios

por gabriel.diniz

https://www.youtube.com/watch?v=TWLds6K6i4o Instituição realizou levantamento inédito a partir de critérios que vêm sendo utilizados para orientar investimentos em todo o mundo. O CLP lança no próximo dia 22 de novembro em…

Ler mais
conheca-os-finalistas-do-premio-excelencia-em-competitividade-2023

Conheça os finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade 2023

por gabriel.diniz

Após examinar as mais de 150 políticas públicas inscritas em 2023, a banca de seleção do CLP classificou 12 boas práticas semifinalistas, conforme os critérios de avaliação descritos no site.…

Ler mais
clp-promove-o-4o-encontro-nacional-de-lideranca-e-gestao-publica

CLP promove o 4º Encontro Nacional de Liderança e Gestão Pública

por gabriel.diniz

O CLP (Centro de Liderança Pública) promove no sábado, 27/11, o 4º Encontro Nacional de Liderança e Gestão Pública, em formato híbrido, das 9h às 15h30, no Espaço Vila Santina,…

Ler mais
clp-lanca-o-primeiro-ranking-esg-dos-municipios

CLP lança o primeiro Ranking ESG dos Municípios

por gabriel.diniz

https://www.youtube.com/watch?v=TWLds6K6i4o Instituição realizou levantamento inédito a partir de critérios que vêm sendo utilizados para orientar investimentos em todo o mundo. O CLP lança no próximo dia 22 de novembro em…

Ler mais

Junte-se ao CLP

Escreva seu email e receba nossa newsletter


    Siga o CLP

    Siga nossas redes sociais e fique informado