Governo como Serviço: o futuro da gestão pública
8/12/2022
Gestão Pública.

Governo como Serviço: o futuro da gestão pública

Faça chuva ou faça sol, seja feriado ou fins de semana, os recursos tecnológicos estão proporcionando comodidade, possibilitando o acesso a produtos e serviços a qualquer hora, independente do dia, sem precisar sair de casa. E a tecnologia tem sido a ponte dessa transformação. O digital está cada dia mais presente, também nos órgãos públicos. Plataformas substituem — de ponta a ponta — trabalhos manuais e presenciais pelo atendimento digital e online.

Segundo o Mapa de Governo Digital, do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e Ministério da Economia, 94% dos gestores públicos afirmaram que a oferta digital nas prefeituras foi ampliada, especialmente nos últimos dois anos. Conectados a um smartphone ou notebook, os brasileiros têm ao seu alcance um cardápio de serviços que, até então, poderiam ser consumidos durante o horário comercial e, obrigatoriamente, no balcão das prefeituras. 

A população quer resolver seus assuntos com os órgãos públicos de forma ágil e as prefeituras digitais têm eliminado a barreira física. Essa nova lógica garante rapidez, qualidade e transparência aos serviços públicos.

Em Criciúma, município de Santa Catarina, na região Sul do país, o cidadão que precisa construir na cidade e está com pressa pode solicitar o alvará declaratório. Um sistema analisa sozinho o que pode ou não ser construído em determinada localização e emite o alvará na hora.

É simples quanto parece. E esse processo pode ser eficiente na mesma medida que sai mais em conta, para as duas pontas.

Ao adotar os canais digitais, a transação é 97% mais barata do que a presencial, segundo cálculo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Enquanto o presencial custa R$ 43,68, o custo do atendimento no modelo digital não passa de R$ 1,20 por cidadão atendido.

Grande parte dessa economia fica na conta da automação do atendimento. Todo o processamento e análise de pedidos deixam de ser executados por pessoas.

As tarefas sacais saem do escopo do servidor, que assume atividades produtivas, criativas e intensivas em conhecimento, como emitir um parecer técnico ou avaliar processos que provocam grande impacto na cidade. 

Foi o que aconteceu na maior cidade da América do Sul. São Paulo utiliza o licenciamento urbano digital e resolveu um problema que se estendia há décadas: a demora de quase um ano para a emitir alvarás de construção.

Hoje, 900 servidores de 32 subprefeituras trabalham online e seguem os mesmos padrões de análise. A comunicação fluida e homogênea permitiu um salto de 39 mil para 131 mil unidades habitacionais autorizadas em 2021, comparando com o último ano sem o software de gestão pública municipal.

Facilitar a vida das pessoas e simplificar processos é o melhor caminho para proporcionar uma experiência tão eficiente e positiva quanto a já vivenciada (e aprovada) pelas pessoas no setor privado.

As plataformas SaaS (Software as a Service) já oferecem essa experiência para os consumidores. Seja um município com 1.000 habitantes ou um estado com 10 milhões de habitantes, a mesma inovação está disponível para todos. 

O Governo como Serviço usa o melhor da tecnologia do setor privado para que prefeitos, secretários e servidores melhorem suas operações gerais e ofereçam aos cidadãos uma experiência que eles esperam.

Compartilhe esse artigo


Marco Antonio Zanatta é arquiteto, fundador e CEO do Aprova Digital, solução para tramitação digital de processos em órgãos públicos que amplia a eficiência governamental e já ancorou a economia de R$ 50 milhões dos cofres públicos em cidades brasileiras.

Notícias Relacionadas

pessoa-idosa-no-setor-publico-diversidade-e-inclusao

Pessoa idosa no setor público: diversidade e inclusão

por Camila Cruz

Quando nos voltamos para o mercado de trabalho e aqui destacamos, especialmente a administração pública, ainda constatamos muitos estigmas relacionados à pessoa idosa no setor público: envelhecer é algo negativo,…

Ler mais
o-meu-orgulho-de-ser-servidor-publico-vem-da-realidade-que-vivo

O meu orgulho de ser servidor público vem da realidade que vivo

por Rede MLG

Hoje, dia 28 de outubro, é o Dia do Servidor Público. E quando se fala em servidor público, normalmente se pensa logo na questão da estabilidade e no salário. Mas…

Ler mais
como-e-realizado-um-processo-de-compras-publicas

Como é realizado um processo de compras públicas?

por Luís Guilherme Izycki

O volume financeiro das compras públicas sobre o gasto governamental é alto, impactando sobre diversos mercados fornecedores. Estudo do IPEA aponta que as compras públicas representam 12,5% do PIB brasileiro¹.…

Ler mais
pessoa-idosa-no-setor-publico-diversidade-e-inclusao

Pessoa idosa no setor público: diversidade e inclusão

por Camila Cruz

Quando nos voltamos para o mercado de trabalho e aqui destacamos, especialmente a administração pública, ainda constatamos muitos estigmas relacionados à pessoa idosa no setor público: envelhecer é algo negativo,…

Ler mais
o-meu-orgulho-de-ser-servidor-publico-vem-da-realidade-que-vivo

O meu orgulho de ser servidor público vem da realidade que vivo

por Rede MLG

Hoje, dia 28 de outubro, é o Dia do Servidor Público. E quando se fala em servidor público, normalmente se pensa logo na questão da estabilidade e no salário. Mas…

Ler mais
como-e-realizado-um-processo-de-compras-publicas

Como é realizado um processo de compras públicas?

por Luís Guilherme Izycki

O volume financeiro das compras públicas sobre o gasto governamental é alto, impactando sobre diversos mercados fornecedores. Estudo do IPEA aponta que as compras públicas representam 12,5% do PIB brasileiro¹.…

Ler mais

Junte-se ao CLP

Escreva seu email e receba nossa newsletter


    Siga o CLP

    Siga nossas redes sociais e fique informado