7/08/2019
Notícias.

Quais os benefícios da Gestão por Competências no setor público?

Gestão por competências no setor público

Conheça os benefícios de promover a Gestão por Competências no setor público. Esta metodologia  já deixou de ser apenas tendência e visa o desenvolvimento de pessoal, integrando Pessoas, Processos e Estratégia. 

Este texto foi produzido pela Leme Consultoria.

A Gestão por Competências, no setor público, tem 6 objetivos: 

 

Apesar de ter bons motivos para implantação, e também de já haver adesão ampla em muitas instituições públicas, projetos como este encontram resistências.

Isso acontece porque ainda existem muitos paradigmas permeando as questões relacionadas às competências e aos resultados entregues pelos servidores públicos. Um dos maiores desafios do setor é o de eliminar a percepção de que projetos como esse servem apenas para atender a uma questão burocrática. Além de que, depois de realizados, ficarão engavetados. Ou de que as coisas no serviço público não são fáceis e levam anos para acontecer.

Embora a Gestão por Competências no setor público ainda precise dar mais alguns passos para chegar em terra firme e se estabelecer completamente, a boa notícia é que isso está acontecendo e não há mais motivos para voltar atrás. Essa já é uma realidade tanto no Executivo, quanto no Legislativo e no Judiciário.

 

Status da pauta de gestão por competências no setor público

 

Esse caminho está tão bem trilhado que o Ministério da Economia preparou uma proposta para tornar obrigatório o sistema avaliativo de funcionários públicos federais, visando o aumento da produtividade. É importante destacar que a avaliação de desempenho é uma das ferramentas que compõem a Gestão por Competências.

Essa ação promovida pela equipe econômica corrobora com a visão das organizações que descobriram o segredo do sucesso: “não é possível atingir resultados sem o envolvimento das pessoas”. Isso vale, inclusive, para organizações públicas. Portanto, essa é uma importante decisão do governo federal, cujos desdobramentos também devem chegar às esferas estaduais e municipais muito em breve.

 

 O que é a gestão por competências? 

 

Segundo Rogerio Leme, Diretor da Leme Consultoria e autor do livro “Gestão por Competências no Setor Público”, a principal contribuição deste modelo de gestão é a “sistematização do desenvolvimento de pessoal como um modelo que integra Pessoas, Processos e Estratégia”.

Portanto, a Gestão de Competências permite que as instituições sejam mais efetivas, mais produtivas, mais eficientes e consigam atender às exigências e ao aumento de demanda e de complexidade por meio das suas pessoas. 

É por isso que os modelos de vanguarda para a gestão de pessoas focam na promoção do desempenho dos servidores, visando aumentar a produtividade e a eficiência do serviço público por meio da efetiva entrega, com reconhecimento de meritocracia. 

 

O conceito de entrega na Gestão por Competências

 

A entrega contempla a mensuração do desempenho do servidor sob 4 perspectivas

 

Nesta proposta, as competências (técnicas e comportamentais) são os recursos que o servidor tem para desempenhar com qualidade (complexidade) as suas atividades e atingir as metas individuais e/ou institucionais (resultados).

A mensuração da entrega do servidor é feita por meio da Avaliação de Desempenho com foco em Competências. Neste coeficiente de desempenho gerado, isto é, o resultado da avaliação sob as 4 perspectivas, a instituição tem os insumos para visualizar as necessidades de desenvolvimento do servidor, para que ele possa desempenhar plenamente as suas atividades. 

Esse resultado advindo das 4 perspectivas também dá a oportunidade de reconhecer aqueles que têm feito as maiores e melhores entregas. Afinal, reconhecimento ainda é a melhor forma de estimular as pessoas e, por isso, é tão relevante falar e amadurecer o conceito de “entrega”.

 

Como fazer a gestão por competências no setor público?

 

Outro desafio enfrentado é o desalinhamento entre a área de Gestão de Pessoas, Alta Gestão e servidores. Isso acontece em virtude da falta de entendimento do projeto e/ou da metodologia eleita. Esse fator pode ser destacado como o grande causador da baixa adesão do público em qualquer nível hierárquico.

Portanto, para evitar situações como essas, duas ações são necessárias:

  1. A implantação de um modelo sistematizado, mas não engessado e com regras inflexíveis, tais como as metodologias de gestão tradicionais.
  2. A inclusão e a conscientização dos servidores em diversas etapas do projeto, desde o planejamento até as entregas dos resultados, bem como o envolvimento nas próximas ações.

Uma metodologia participativa e colaborativa carrega essa essência e traz os servidores para o projeto. Isso promove maior entendimento quanto à importância da implantação e quais os resultados esperados pela instituição. Além disso, deixa claro que o foco do projeto não é a punição das pessoas, mas a otimização dos recursos, o desenvolvimento e o alcance da visão institucional.

Gestão por competências e feedback

A promoção da Gestão por Competências no setor público também passa pelo feedback, tanto o do dia a dia, que visa reconhecer ou ajustar comportamentos sempre em prol da evolução profissional, quanto aquele realizado pós-avaliação, momento no qual líder e liderado se reúnem para a montagem do Plano de Desenvolvimento Individual com foco na redução ou eliminação de lacunas de desenvolvimento. 

Este feedback pós-avaliação é a etapa que finaliza o ciclo de Avaliação de Desempenho e já é a porta para a entrada do novo ciclo. Tudo aquilo que acontece no período entre avaliações também faz parte da Gestão por Competências. Aliás, é isso o que faz essa roda girar.

 

A gestão por competências busca trazer mais eficiência à gestão 

 

A Gestão por Competências no setor público visa tornar as instituições mais efetivas. Além disso, possibilita a condução dos servidores, por meio de suas competências, rumo à visão institucional, otimizando pontos fortes e desenvolvendo os pontos de melhoria de cada um, de forma precisa e sem custos desnecessários.

Esse modelo permite ações proativas tanto relacionadas às soluções de fatores que não estão adequados, quanto no reconhecimento do que tem dado certo. Além disso, utilizar o feedback como ferramenta para desenvolver as pessoas é o que promove, de fato, a Gestão por Competências.

 

Este texto foi produzido pela Leme Consultoria, empresa especializada em Gestão do Desempenho. A Leme oferece soluções em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano por meio de projetos de Consultoria, todos elaborados sob medida para cada cliente.

 

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