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31/07/2019
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Gestão de Pessoas nos municípios: como fazer e por onde começar?

Um dos principais desafios das prefeituras hoje em dia é a Gestão de Pessoas, prática fundamental para a entrega de serviços públicos de qualidade. Entenda mais sobre esse tema neste texto e descubra como você pode levar melhorias a essa área. 

Gestão de pessoas nos municípios

 

O cenário da Gestão de Pessoas na administração pública e o desafio dos municípios

 

O número de servidores públicos aumentou mais de 80% nos últimos 20 anos de acordo com os dados do Atlas do Estado Brasileiro, do IPEA. Muitos desses servidores se sentem extremamente desmotivados e com baixa auto-estima. 

Esse sentimento se deve especialmente à forma pejorativa pela qual o serviço público ficou conhecido ao longo dos anos, sendo associado à:

• Corrupção;

• Ineficiência;

• Comodismo;

• Serviços de baixa qualidade.

Além disso, o cenário se agrava pelo fato de que no setor público as áreas são, tradicionalmente, engessadas e burocráticas. 

 

Gestão de Pessoas nos municípios 

 

As prefeituras são, muitas vezes, as maiores empregadoras das cidades. Neste sentido, o funcionalismo público municipal representa 57% do total de servidores do país.

Em geral, o poder público municipal é dividido em secretarias, estrutura pensada para melhor organizar as principais demandas de cada município.

Todavia, esse modelo faz com que essas secretarias não dialoguem entre si, o que atrasa processos e compromete a qualidade do serviço entregue.  Melhorar a articulação e o alinhamento entre as áreas é fundamental, e é um desafio que precisa ser tratado como prioritário entre os gestores públicos municipais.

 

grafico-funcionalismo-publico

 

Por que Gestão de Pessoas deve ser uma prioridade? 

 

O tema gestão de pessoas no setor público, ao contrário do que acontece no setor privado, ainda é algo novo e enfrenta certa resistência de líderes e servidores acostumados a seguir um modelo de gestão já consolidado.

No entanto, esse é um tópico fundamental para gerar mais engajamento e alinhamento entre as equipes e, dessa forma, melhorar a qualidade do serviço entregue à população.

 

O recurso humano é o principal ativo para solucionar problemas complexos

 

Para o professor do MLG, Antonio Napole, problemas complexos só podem ser solucionados por pessoas. Ele explica que os problemas complexos são aqueles que envolvem muitas variáveis e para os quais não existe uma solução pronta ou definitiva — ao resolver uma questão, geralmente surgem outras.

O principal insumo para resolver um problema complexo é gente capacitada para pensar em caminhos, afirma Napole.

Na área pública, as pessoas são o principal ativo de uma organização e, por isso, é ainda mais importante que elas sejam capacitadas e estejam motivadas para pensar na resolução de problemas complexos.

“Gente com propósito precisa trabalhar com algo conectado ao seu sonho de vida.”

Por isso, ao fazer uma boa gestão de pessoas no setor público, o gestor está criando uma equipe preparada para solucionar os problemas que vai enfrentar ao longo do caminho. Segundo Napole, o principal ativo para resolver qualquer questão chama-se experiência humana.

 

Como começar a fazer Gestão de Pessoas nos municípios? 

 

O próprio nome “servidor público” vem da palavra “servir”. Como vimos anteriormente, é preciso começar despertando na sua equipe uma conexão com o sonho de cuidar das pessoas: quando uma pessoa escolhe a carreira pública, ela escolhe cuidar do bem comum, lembra Napole.

Estruturamos abaixo alguns pontos de partida que você, como gestor, já pode colocar em prática para fazer uma boa gestão de pessoas no seu município:

Do ponto de vista da cidade: 

 

1. Estude o plano de Gestão de Pessoas do município

Quando pensamos em Gestão de Pessoas, é interessante avaliar a área a partir de duas perpectivas:

• Fiscal: como estão adequadas as contas do município, como são pagos os salários, se há pendências jurídicas, etc.

• Gestão: olhando para as pessoas, como são feitas a alocação de servidores, os processos de controles, os planos de carreira, etc.

 

2. Entenda a legislação vigente

Embora existam as diretrizes federais que preveem, por exemplo, o limite de gastos com o corpo de funcionários, cada município possui autonomia para desempenhar a Gestão de Pessoas na sua localidade, seguindo principalmente as diretrizes das leis: 

• Constituição Federal 88; 

• Lei de Responsabilidade Fiscal  – LRF;

• Lei da Estabilidade

• Lei de Concursos

• Lei do Estágio Probatório; 

• Leis específicas do estado;

• Lei orgânica do município.

Do ponto de vista da equipe: 

 

1. Olhe para a sua equipe 

A primeira coisa que um líder precisa fazer é contar com um time de pessoas motivadas para realizar o trabalho. Especialmente no caso de grandes equipes, é fundamental conseguir olhar para cada membro dela individualmente, identificando o que pode ser estimulado em cada um e construindo relações de confiança.

 

2. Promova a Valorização

As equipes que mais entregam resultados têm em comum a prática de valorização. É preciso identificar os colaboradores como parceiros e não como estritamente recursos humanos. Ao se sentir valorizado, o servidor trabalha mais motivado, o que influencia tanto na qualidade do serviço que ele entrega como também na motivação de toda a equipe.

 

3. Promova o Engajamento

Quando falamos de  engajamento, entramos em um campo mais técnico da gestão, cujo objetivo é construir um norte comum para a equipe, onde todos acreditem em um projeto coletivo. Esse ambiente faz com que os servidores se reconheçam nos processos propostos e trabalhem motivados. Ao criar um “sonho comum”, o gestor consegue aumentar o engajamento e o alinhamento do time.

 

4. Invista no Acompanhamento

É no pilar de acompanhar que a Gestão de Pessoas caminha ao lado da gestão de projetos. O acompanhamento funciona desde que baseado em um planejamento de metas e indicadores claros. Eles funcionam como ferramentas para que o gestor possa pensar em maneiras para alterar as rotinas, para otimizar a efetividade do trabalho dos servidores e dar feedbacks para aumentar os resultados entregues.

 

5. Avalie

A avaliação é uma ferramenta muito eficiente para que o gestor entenda quais são os pontos de melhoria a partir das ações de acompanhamento realizadas e se torne capaz de aplicar técnicas de avaliação mais assertivas, com práticas constantes de feedback. 

O feedback, inclusive, é um dos principais desafios da gestão pública, uma vez que muitos servidores não valorizam essa ferramenta, já que ela pouco impacta na prática na progressão de sua carreira. Mas a verdade é que uma boa avaliação pode ser decisiva para aumentar a eficiência e engajamento do time.

 

6. Desenvolva a sua equipe

No setor público, a eficiência e a eficácia do trabalho, assim como no setor privado, passam pelo preparo da equipe. Os gestores devem estar cientes de que as competências devem ser sempre aperfeiçoadas por meio de desenvolvimento técnico e comportamental para a evolução do time.

O CLP desenvolve formações como o Conexão Pública, programa que auxilia gestores públicos e suas equipes na resolução dos principais desafios da gestão municipal, por meio de uma metodologia de resolução de problemas complexos e da interação entre equipes.

 

Exemplos de projetos de Gestão de Pessoas nos municípios

 

Em Santos, no litoral de São Paulo, a gestão municipal valoriza a Gestão de Pessoas como prática essencial para oferecer bons serviços públicos. Questões como mérito, desempenho, plano de carreira e matriz de competências são prioridades da gestão municipal. 

O município se destaca pelo seu plano de Participação Diretas nos Resultados (PDR), implementado em 2013, o programa promoveu um sistema de avaliação de desempenho e remuneração variável a servidores municipais, vinculado ao cumprimento de metas de indicadores de resultado. Os resultados têm mostrado que investir nesses tópicos faz toda a diferença na qualidade do serviço entregue à população.

Rosandra Elizabeth, responsável pela implementação do programa e líder CLP, compartilhou uma cartilha, em parceria com a Comunitas, trazendo os desafios e os aprendizados ocorridos no processo de implementação do PDR.

 

Gestão de Pessoas nos municípios: uma prática essencial

 

Como vimos, investir em uma política de Gestão de Pessoas é uma prática importante de valorização e reconhecimento do principal insumo das prefeituras: o quadro de servidores, e dessa forma, melhorar os serviços oferecidos à população.

Embora ainda seja uma prática nova nas cidades, há diversas ações no âmbito da gestão municipal e da gestão de equipes que podem auxiliar no engajamento e reconhecimento dos servidores nos processos propostos. 

O caso de Santos, município referência em Gestão de Pessoas, comprova que quando se investe no funcionalismo, os resultados são reais e se mostram na melhoria da qualidade das políticas públicas. 

 


 

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