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Formamos líderes que

[transformam] o Brasil

O Centro de Liderança Pública serve ao propósito de formar lideranças que têm como compromisso transformar o Brasil e enfrentar problemas complexos associados a diferentes desafios de ordem pública – mesmo que, por vezes, a partir de ações da iniciativa privada.

Isso significa dizer que o CLP busca contribuir com o desenvolvimento de pessoas a partir de programas de formação pautados em política, gestão pública, métodos de percepção de problemas complexos e liderança. Isso é o que nos diferencia. E esse é o nosso compromisso: formar os líderes que transformam e transformarão o país.

Uma história de educação

A causa inicial, que deu forma ao CLP e vida à parte expressiva de suas atividades está atrelada à formação de lideranças públicas capazes de perceberem e enfrentarem problemas complexos, considerando a gestão pública e a política como cenários essenciais ao desenvolvimento de respostas, avanços e transformações.

O CLP dá início às suas atividades oferecendo um curso para prefeitos, prefeitas e vices eleitos(as) em 2008, ação que se mantém como tradição na instituição e, de formas distintas, é repetida em 2012, 2016 e 2020. Soluções, produtos, iniciativas e desafios dessa natureza são mantidos ativos até hoje. 

O MLG

Em 2014, especificamente em agosto, teve início junto ao Instituto Singularidades o MLG – Master em Liderança e Gestão Pública idealizado por seu fundador a partir de uma experiência pessoal na escola de governo de Harvard.

Três turmas do MLG foram constituídas, até 2016, quando uma profunda transformação em seu programa ocorreu. Os ingressantes de 2017, portanto da quarta turma, contaram com uma organização mais precisa dos conceitos e princípios norteadores da pós-graduação. Dois eixos de conhecimento, com duas trilhas de habilidades cada um, foram criados.

No MLG, cada trilha passou a ter a mesma carga horária (80 horas) com 04 disciplinas de 20 horas cada uma. Os módulos de conteúdos deixaram de ser trimestrais e passaram a ser quadrimestrais. Adequações conceituais e burocráticas foram essenciais. Para além dos ganhos concretos com a reformulação da pós-graduação, um grupo de trabalho formado por líderes-professores de cada uma das trilhas de conhecimento foi montado e passou a se reunir semestralmente para pensar os rumos do MLG aliado à diretoria do CLP entre 2017 e 2019.


Lógica de educação

Nos últimos anos o CLP conquistou parceiros que admiram sua história e entendem que com base em nossa narrativa podemos contribuir para a construção de realidades transformadoras. Essa crença é norteadora das nossas ações, a começar pela própria equipe. Mas existe um desafio aqui: o Comitê de Educação percebeu que uma vez procurado o CLP passou a ser um construtor de soluções de educação que se adequavam às demandas externas, perdendo a possibilidade de ter narrativa própria e deixando escapar uma originalidade rara e essencial. 

A partir de tal percepção, e servindo-se de um longo trabalho de construção dos eixos e trilhas de conhecimento, compreendeu-se que as ações de Educação do CLP têm parâmetros mínimos para que possam ser inseridas no universo da Educação. Com base em tal lógica, compreendeu-se que todas as nossas ações serão edificadas sobre nossos eixos e trilhas, sendo eles:

EIXO TRACIONADOR: sem rigor semântico, tração é a força aplicada sobre algo no sentido de seu exterior – o que gera um movimento “para fora”. Se o objetivo do CLP é formar lideranças que transformam ou transformarão o país, é mais do que esperado que esses “corpos e mentes” se desloquem. É esse o sentido de pensarmos nesse eixo. Trata-se de algo composto por valores que buscam dar a força necessária para o deslocamento da transformação, para o movimento necessário à mudança. A partir de tal percepção, formam esse eixo as trilhas de Liderança e Métodos.

EIXO DIRECIONADOR: permite que o “líder tracionado” oferte direção às suas ações. Eis aqui uma questão absolutamente central para o CLP na construção de suas atividades de Educação: para a organização não existe gestão pública sem política, tampouco política sem gestão pública. Tais dimensões são vistas como trilhas absolutamente complementares, sendo que as decisões e transformações associadas a quaisquer uma delas vão carregar desafios que compõem essa interação. Naturalmente que um tema, ou um líder, pode ter mais características, habilidades ou demandas em uma ou outra trilha, mas as transformações desejadas e os objetivos almejados passam por um equilíbrio desses campos. A partir de tal percepção, descrevem-se da seguinte maneira as duas trilhas de Gestão Pública e Política


Conheça nossos Cursos e Formações

MLG – Master em Liderança e Gestão Pública

O Master em Liderança e Gestão Pública – MLG é uma pós-graduação lato sensu cujo foco é a melhoria do serviço público brasileiro.

O MLG é um produto do sonho fundador do CLP – Liderança Pública e um dos principais canais para sua concretização: ensinamos a fazer políticas públicas baseadas em evidências, com foco na mudança de cultura e na articulação política com equilíbrio entre técnico e político, para que líderes possam pensar como estadistas que deixam um legado. O curso é realizado e certificado pelo Instituto Singularidades.

Ver MLG

L&T – Liderança e Transformação

A formação ‘Liderança e Transformação Pública’ é um curso livre de extensão baseado nas quatro trilhas de conhecimento (liderança, métodos, gestão pública e política) do CLP.

Esta é uma experiência personalizada de aprendizado, podendo ser customizada de acordo com a necessidade da organização que contrata o curso.

Ver curso

LTD – Líder em Transformação Digital

A Formação Executiva: Líder em Transformação Digital – Nível 1, realizada em parceria com o EloGroup, busca formar lideranças de ponta em transformação digital e inteligência artificial, levando inovação e agilidade para gestão pública.

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