1/12/2016
Notícias.

Como o Espírito Santo pretende aumentar a sua competitividade

 

 

 
O Espírito Santo ficou em sexto lugar no Ranking de Competitividade dos Estados, do Centro de Liderança Pública (CLP). Para melhorar a competitividade capixaba, o secretário Estadual de Desenvolvimento José Eduardo Azevedo ressaltou a necessidade de investimento em infraestrutura como a ampliação do aeroporto e a dragagem do Porto de Vitória. 
 
O Secretário explicou que a infraestrutura abrange os aspectos ligados ao desenvolvimento, envolvendo a questão da logística, como rodovias, ferrovias, portos; a questão da energia elétrica e comunicação.
 
“Um conjunto de coisas atrelados ao processo de desenvolvimento e, por si só, já têm a importância de gerar emprego nos seus investimentos e são projetos de grande porte que trazem investimento. A infraestrutura é o que dá suporte ao processo de desenvolvimento para que novas empresas possam se implantar no estado e gerar emprego e renda”.
 
O Espírito Santo está em sexto no ranking da competitividade no Brasil. Esse índices abrangem um conjunto de variáveis que vão desde a infraestrutura à educação e tecnologia. Azevedo acredita que um grande problema para aumentar esse índice e atrair novos investimentos para o estado é a 80ª posição brasileira em rankings internacionais.
 
Segundo o Secretário, a perspectiva é de que obras importantes para a competitividade capixaba sejam concluídas em dois anos.
 
“Eu destacaria a BR-101, com previsão de término de 40 quilômetros de duplicação neste ano; a dragagem do porto de Vitória, que é importante para aumentar a nossa competitividade portuária, que a previsão de conclusão é dezembro deste ano; e também o aeroporto de Vitória, que a previsão de conclusão é no próximo ano”.
 
Azevedo também afirmou que o estado prioriza obras que vão dar melhor infraestrutura no porto como a conclusão da Rodovia Leste-Oeste, com previsão de inauguração em 2017. “Ela vai ajudar a contribuir para a formação de um arco metropolitano de melhoria de acesso ao porto”.
 
O Secretário também lembrou da posição privilegiada no Espírito Santo para a instalação de portos e a importância deles funcionarem com eficiência para atrair novos negócios para o estado.
 
“Com a dragagem do porto de Vitória, a profundidade vai passar de 12 para 14 metros. Depois da conclusão, tem um prazo para a homologação dessa nova profundidade do Porto de Vitória, que deve acontecer no primeiro semestre do ano que vem. Nosso porto vai poder receber navios maiores e com quantidade de cargas maiores. Isso diminuirá os custos operacionais e dá mais competitividade para as empresas que operam no local”. 
 
O Secretário também contou que outra obra importante para melhorar a infraestrutura do estado será a ferrovia 118, que vai ligar Vitória ao Rio de Janeiro pelo litoral e irá interligar os portos dos dois estados com a malha ferroviária do Sudeste.
 
“O projeto foi concluído e pediram uma complementação de informações pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). É um investimento grande, na ordem de R$ 4, R$ 5 bilhões de reais, mas é um investimento importante não só para o Espírito Santo e para o Rio, é um investimento para o Brasil, porque integra a malha ferroviária do sudeste e dá mais competitividade para a nossa região”.  
 

 
 
Originamente publicado no Portal G1.
 

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