11/09/2019
Notícias.

CLP em Foco: as boas práticas finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade

CLP - Lidere a transformação
Cenário Político
A perspectiva de uma nova CPMF

A perspectiva de uma nova CPMF

Após uma reunião com parlamentares para discutir a reforma tributária na quarta-feira (11), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que acredita ser difícil aprovar uma proposta nos moldes da antiga CPMF. Enquanto o governo se planeja para encaminhar um projeto de reforma que tem como foco a tributação de saques e depósitos em dinheiro, a Câmara e o Senado se dedicam a propostas paralelas. Saiba mais. 

Por que o Teto de Gastos voltou ao centro do debate?

No final de 2016, o então presidente Michel Temer aprovou uma PEC que estabelecia um teto para os gastos do governo para os próximos 20 anos. Esse limite poderia ser revisto uma vez após dez anos, em 2026, mas o tema voltou à pauta do debate público após a proposta de orçamento para 2020 levantar a possibilidade de uma paralisação da máquina pública por falta de recursos. Neste artigo, você vê mais detalhes sobre a PEC e a opinião de economistas sobre o embate orçamentário. Leia.

 

Quem aprova e quem desaprova o governo Bolsonaro hoje

A popularidade do governo Bolsonaro vem variando durante o ano, e em Agosto o número de pessoas que classificam o governo como ruim ou péssimo superou as que o consideram ótimo ou bom. O Nexo destrinchou a pesquisa do Datafolha que mostra esses resultados, para entender o perfil das pessoas que aprovam ou desaprovam a gestão do presidente. Confira.

De Olho no Planalto

Nesta edição da coluna De Olho no Planalto veja o que você precisa saber sobre a aprovação da reforma da Previdência na CCJ do Senado e os trâmites da PEC paralela, entenda a discussão sobre as diferentes propostas de reforma tributária, e acompanhe o debate sobre a CPMI das Fake News. Leia.

Conteúdos e oportunidades

Série discute feedback na gestão pública

A importância da boa gestão ambiental

Fomentar o desenvolvimento com sustentabilidade ambiental é essencial para que os estados possam se tornar mais competitivos. Por isso, o tema é um dos pilares avaliados no Ranking de Competitividade dos Estados, e neste artigo discutimos os indicadores usados para medir essa realidade nos estados brasileiros. Conheça quais são destaques dessa frente. 

O que é uma Reforma Política?

No último mês discutimos o que é reforma política no primeiro episódio do Coisa Pública, o novo podcast do CLP. Apresentamos os principais pontos do programa em um vídeo desenvolvido em parceria com o Politize! para você entender o que estamos discutindo quando falamos de reforma política. Assista.

Como gerir um time em projetos no setor público?

A rotina de acompanhamento de equipes no setor público é essencial para garantir o alinhamento, engajamento e compromisso com os resultados dos colaboradores nos projetos. Por isso, rotinas de reuniões e construção de indicadores individuais claros são alguns dos elementos que os gestores públicos devem considerar na hora do planejamento. Confira neste texto algumas boas práticas de acompanhamento recomendadas pelos nossos especialistas.

Quem está construindo um Brasil melhor?

No final de agosto o CLP colocou no ar o Coisa Pública, um podcast que discute os principais problemas do Brasil e conversa com quem está trabalhando para resolvê-los. No primeiro episódio contamos com a participação do cientista político Humberto Dantas para entender o debate da Reforma Política no Brasil, e queremos conversar com muitas outras pessoas que acreditam que é possível construir um país melhor, e que estão trabalhando todos os dias para alcançar esse objetivo. Mas para isso precisamos da sua ajuda, clique aqui e saiba como apoiar esse projeto.

Acontece na Gestão Pública

Os efeitos de curto e longo prazo do corte de bolsas na ciência

Os efeitos de curto e longo prazo do corte de bolsas na ciência

No último dia 2 a CAPES anunciou um novo corte nas bolsas de pós-graduação no Brasil, incluindo as de mestrado e doutorado que estavam em período de renovação, e não há outro plano de investimento para a área neste ano. Com a notícia, muitos pesquisadores afirmaram que seus projetos foram inviabilizados, e consideram a medida um risco para a ciência nacional. Neste artigo, entenda os principais efeitos que os cortes podem ter a curto e longo prazo para a geração de conhecimento no país.

O impacto da escolha de Bolsonaro para a Procuradoria Geral da República

A indicação de Augusto Aras para o posto de procurador-geral da República gerou discussões em diversos setores da sociedade e entre outros procuradores, que defendiam a indicação de uma das pessoas da lista tríplice, como de costume. A atuação de Aras envolve o futuro da Lava Jato, além de pautas como o meio ambiente e direitos das minorias no país. O Nexo conversou com dois cientistas políticos para entender como a indicação afeta o trabalho do Ministério Público. Saiba mais.

Prefeituras da Amazônia criam pacto para desenvolvimento sem desmate

Na última sexta-feira (6) cidades da região amazônica definiram um pacto para a construção de uma agenda ambiental comum com foco em investimentos para o desenvolvimento sustentável. O documento foi assinado por representantes das prefeituras de capitais da região como Belém (PA), Porto Velho (RO) e Manaus (AM). A expectativa é que a parceria seja institucionalizada, como é o caso do consórcio de estados nordestinos. Entenda.

 

Carteira estudantil digital recolhe dados para a formulação de políticas públicas de educação

O governo federal publicou, no último dia 9, uma medida provisória (MP) estabelecendo a criação de uma carteira de estudante digital válida em todo o território nacional. O documento, que estará disponível como um app para celular a partir de 90 dias da publicação da MP, pede o consentimento dos estudantes para o compartilhamento de informações com o Sistema Educacional Brasileiro. O MEC afirma que os dados só poderão ser usados para a formulação e acompanhamento de políticas públicas. Veja mais detalhes.

CLP em movmento

As boas práticas finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade 2019

As boas práticas finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade 2019

Depois de receber mais de 120 inscrições de políticas públicas que estão construindo um Brasil mais próspero e eficiente, uma banca avaliadora selecionou na última sexta-feira (6), as 6 finalistas que vão concorrer ao Prêmio Excelência em Competitividade 2019 na cerimônia que acontece no dia 18 de outubro em São Paulo. Veja quais são as finalistas.

 

Conexão Pública em Paty do Alferes e Nova Iguaçu

Nos dias 10 e 11 de setembro a cidade Paty do Alferes (RJ) reuniu diferentes servidores ligados à pasta do Meio Ambiente do município, e acelerou o projeto de coleta de lixo porta a porta em mais uma edição do Conexão Pública. Nos dias 12 e 13, o município de Nova Iguaçu (RJ) também recebe o programa contando com a participação de servidores de todos os níveis, também ligados à Secretaria de Meio Ambiente, com o objetivo de acelerar o projeto de guia turístico da cidade. Saiba mais sobre o Conexão Pública e acelere um projeto na sua cidade. 

Conheça os líderes da

Conheça os novos líderes MLG

A 6ª turma do Master em Liderança e Gestão Pública – MLG marca a chegada de 37 novos líderes de diversos setores, áreas de atuação e regiões do Brasil. O CLP preparou uma página onde você pode saber mais sobre cada um desses líderes. Confira.

 

Como políticas públicas são importantes na gestão riscos e desastres

Enchentes, deslizamentos de terra e rompimento de barragens são alguns exemplos do que é conhecido como “desastres naturais”. Mas ao contrário da naturalidade que o nome sugere, muitos deles podem ser evitados com a criação de políticas públicas para a gestão de riscos e desastres. É isso que defende o líder MLG Leonardo Madeira Martins, e nesse texto ele fala sobre o desenvolvimento dessas políticas, e traz sua experiência como Diretor Executivo do Programa Lagoas do Norte, que foi criado para melhorar a qualidade de vida de cidadãos de 13 bairros de Teresina (PI) afetados por inundações. Confira.

A primeira semana de aulas da 6ª turma do MLG

No final de agosto o MLG deu as boas-vindas à sua 6ª turma de líderes em uma semana de conexão entre as diferentes redes do CLP, permeada pelos temas condutores da pós-graduação: Liderança e Resolução de Problemas Complexos. Veja como foi. 

Compartilhe esse artigo


Notícias Relacionadas

conheca-os-finalistas-do-premio-excelencia-em-competitividade-2023

Conheça os finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade 2023

por gabriel.diniz

Após examinar as mais de 150 políticas públicas inscritas em 2023, a banca de seleção do CLP classificou 12 boas práticas semifinalistas, conforme os critérios de avaliação descritos no site.…

Ler mais
clp-promove-o-4o-encontro-nacional-de-lideranca-e-gestao-publica

CLP promove o 4º Encontro Nacional de Liderança e Gestão Pública

por gabriel.diniz

O CLP (Centro de Liderança Pública) promove no sábado, 27/11, o 4º Encontro Nacional de Liderança e Gestão Pública, em formato híbrido, das 9h às 15h30, no Espaço Vila Santina,…

Ler mais
clp-lanca-o-primeiro-ranking-esg-dos-municipios

CLP lança o primeiro Ranking ESG dos Municípios

por gabriel.diniz

https://www.youtube.com/watch?v=TWLds6K6i4o Instituição realizou levantamento inédito a partir de critérios que vêm sendo utilizados para orientar investimentos em todo o mundo. O CLP lança no próximo dia 22 de novembro em…

Ler mais
conheca-os-finalistas-do-premio-excelencia-em-competitividade-2023

Conheça os finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade 2023

por gabriel.diniz

Após examinar as mais de 150 políticas públicas inscritas em 2023, a banca de seleção do CLP classificou 12 boas práticas semifinalistas, conforme os critérios de avaliação descritos no site.…

Ler mais
clp-promove-o-4o-encontro-nacional-de-lideranca-e-gestao-publica

CLP promove o 4º Encontro Nacional de Liderança e Gestão Pública

por gabriel.diniz

O CLP (Centro de Liderança Pública) promove no sábado, 27/11, o 4º Encontro Nacional de Liderança e Gestão Pública, em formato híbrido, das 9h às 15h30, no Espaço Vila Santina,…

Ler mais
clp-lanca-o-primeiro-ranking-esg-dos-municipios

CLP lança o primeiro Ranking ESG dos Municípios

por gabriel.diniz

https://www.youtube.com/watch?v=TWLds6K6i4o Instituição realizou levantamento inédito a partir de critérios que vêm sendo utilizados para orientar investimentos em todo o mundo. O CLP lança no próximo dia 22 de novembro em…

Ler mais

Junte-se ao CLP

Escreva seu email e receba nossa newsletter


    Siga o CLP

    Siga nossas redes sociais e fique informado