29/08/2019
Coisa Pública.

CLP em foco: a crise ambiental na Amazônia e a reforma política

CLP - Lidere a transformação
Cenário Político
O que está acontecendo na Amazônia?

O que está acontecendo na Amazônia?

A Amazônia chamou a atenção do Brasil e do mundo após os incêndios na região ultrapassarem as médias dos últimos anos. As queimadas ocorrem principalmente como consequência do desmatamento, e em um cenário onde os dados usados no monitoramento já foram desvalorizados pelo governo federal. Nesta matéria, o Estadão levantou dez perguntas e respostas que vão ajudar você a entender melhor o que está acontecendo na região. Leia.

Como não sucumbir ao populismo

O populismo é a epidemia política do século 21. Ele pode destruir nações, corroer a confiança nas instituições democráticas e pavimentar o caminho para a ascensão de governos autoritários. É isso que afirma Luiz Felipe d’Ávila, fundador do CLP, em sua coluna no Estadão. O cientista político também levanta os caminhos que o Brasil pode seguir para quebrar esse ciclo e fortalecer a democracia. Leia.

 

Movimento forma coalizão e propõe lei para modernizar partidos

Uma coalizão liderada pelo movimento Acredito apresentou ao Congresso um projeto de lei que quer modernizar os partidos no Brasil. Entre os principais pontos da proposta estão: realizar prévias para escolher candidatos nas eleições, fazer com que as siglas estejam submetidas à Lei de Acesso à Informação, e a inclusão de membros das bancadas nas discussões sobre o fechamento de questões nas votações da Câmara. Entenda.

 

Coisa Pública: novo podcast do CLP discute reforma política

Como em todos os anos que antecedem eleições, a pauta da reforma política voltou ao Congresso com diferentes discussões sobre o que pode mudar no sistema eleitoral antes do próximo pleito. No primeiro episódio do Coisa Pública, o novo podcast do CLP que conversa com quem está enfrentando os principais problemas do Brasil, falamos com o cientista político Humberto Dantas para entender porque isso acontece, o que é uma reforma política de fato, e o que precisa estar no radar da sociedade quando discutimos o assunto. Ouça o episódio e saiba mais sobre o Coisa Pública.

Propostas de reforma tributária mantém inalterado peso dos impostos sobre o consumo

A reforma tributária que está em debate, uma das prioridades do Congresso neste segundo semestre, ainda não reduz o peso na taxação sobre o consumo dos brasileiros, o que penaliza a parcela mais pobre da população. É o que dizem os autores das duas propostas em discussão no Legislativo: o ex-deputado Luiz Carlos Hauly e o economista Bernard Appy, do Centro de Cidadania Fiscal (CCIF). Entenda.

De Olho no Planalto

Nesta edição da coluna De Olho no Planalto acompanhe as discussões sobre a mudança no fundo eleitoral – que foi debatido dentro da proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020 – e saiba quais são os próximos passos para a aprovação da reforma da Previdência, agora em discussão no Senado. Confira.

Conteúdos e oportunidades
Série discute feedback na gestão pública

Série discute feedback na gestão pública

Embora seja uma prática essencial para o desenvolvimento de equipes, o feedback ainda é pouco aplicado no setor público. Por isso, o CLP reuniu especialistas em Desenvolvimento de Lideranças para uma série online e gratuita sobre o tema, apresentando um panorama das práticas de avaliação e feedback na gestão pública, discutindo a importância de ter metas e indicadores claros, e mostrando como dar um feedback justo e construtivo na prática. Participe.

Orçamento limitado nas prefeituras: como entregar bons serviços públicos?

Um dos desafios comuns aos municípios é ter um orçamento limitado e, mesmo assim, a constante necessidade de entregar bons serviços públicos. Nesta matéria, listamos ações possíveis para mudar esse cenário com foco na melhoria da arrecadação, planejamento e custos. Além disso, separamos as boas práticas de cidades que estão contornando a dificuldade de recursos financeiros. Leia.

Entenda o que é e como funcionam Contratos de Impacto Social

Contratos de Impacto Social (CIS) unem o serviço público, a iniciativa privada e o terceiro setor na execução de políticas públicas, e já são usados em mais de 90 projetos em todo o mundo. O Brasil ainda dá os primeiros passos nesse modelo, por isso criamos um artigo que vai ajudar gestores públicos de todo país a entender melhor os CIS e como podem aplicá-los. Confira.

Colab faz série sobre Inovação em Governos

Você trabalha direta ou indiretamente no governo e quer aprender mais sobre gestão pública colaborativa? Então cadastre-se para ter acesso à minissérie gratuita “Inovação em Governos”, produzida pelo Colab, que vai ao ar no dia 2 de Setembro. Inscreva-se.

Como construir um Estado Melhor? 

Compartilhar experiências, trabalhar em rede, debater estratégias, e mostrar para todas as pessoas os caminhos para resolver os principais problemas do Brasil é uma forma de ampliar o poder transformador de uma democracia. Por isso o CLP desenvolve conteúdos que ajudam gestores públicos e toda a sociedade a continuarem trabalhando para enfrentar esses desafios. Apoie esse projeto e faça parte da construção de um Estado Melhor.

Acontece na Gestão Pública
Longe de polarização nacional, estados articulam ações educacionais entre si

Longe da polarização nacional, estados articulam ações educacionais entre si

A polarização política que cerca temas estruturais para o desenvolvimento do país mina debates para criar políticas públicas com base em dados. O caso da educação no Brasil é um exemplo, e as constantes trocas no MEC e a demora da pasta em definir políticas para a área deixaram um vácuo que foi logo ocupado pelos estados. Neste artigo, a Folha mostra como as secretarias estaduais de educação estão definindo ações entre si. Entenda.

A desprofissionalização da gestão pública

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) era integrado por servidores públicos efetivos e representantes dos principais órgãos de monitoramento das atividades financeiras do país, desde a sua fundação em 1998. Com alterações recentes, que passaram a gestão do órgão para o Banco Central e mudaram seu nome para Unidade de Inteligência Financeira (UIF), seus membros passam a ser escolhidos livremente pelo presidente do Bacen. A medida marca uma tendência do governo na direção da desprofissionalização e de ingerência na gestão da máquina pública. Saiba mais.

Ministério da Economia pode extinguir 170 mil cargos da administração pública federal

Uma medida em estudo na Secretaria Especial de Desburocratização quer desenvolver uma nova proposta para a estrutura do serviço público, e pode extinguir até 170 mil cargos da esfera federal. Os servidores ainda na ativa nessas posições devem se manter até a aposentadoria. Veja mais detalhes.

 

Presidente se reúne com governadores da região Amazônica para discutir crise ambiental

O governador do estado do Amazonas, Wilson Miranda Lima (PSC), Ele também afirma que, caso não haja acordo com o governo federal e os principais países doadores do fundo, os estados amazônicos buscarão verbas por meio de um consórcio ou individualmente. Na última terça-feira (27), o presidente se reuniu com os governadores membros da Amazônia Legal para debater o tema.

CLP em movmento
O que o CLP fez no último ano

O que o CLP fez no último ano

Há 11 anos trabalhamos para melhorar o Brasil desenvolvendo gestores públicos e mobilizando a sociedade. Só no último ano, avançamos em quatro frentes principais: a reforma da Previdência, a reforma política, a competitividade e a gestão de pessoas no setor público. No nosso relatório anual, destacamos todas as ações, números e casos de impacto do CLP entre 2018 e 2019. Faça o download e confira.

CLP participa de evento em Rondônia para apresentar sobre Competitividade

O CLP apresentou, nos dias 21 e 22 de agosto, o Ranking de Competitividade dos Estados e a pauta de Desenvolvimento de Lideranças durante o Meetup.RO, iniciativa promovida pela Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) do Governo de Rondônia. As palestras contaram com a presença do governador Marcos Rocha (PSL) e secretários de estado. Veja mais detalhes.

 

CCJ discute Reforma Política com a participação do CLP

No último dia 20 a CCJ fez uma audiência extraordinária sobre o voto distrital misto com a presença de diversos especialistas e parlamentares. O CLP – Liderança Pública esteve presente nessa reunião por ser uma das entidades que levanta essa bandeira e vem pautando a reforma política há bastante tempo. Em 2017 já tivemos 3 grandes vitórias: a aprovação da cláusula de barreira e o fim das coligações, e também emplacamos a campanha “não ao distritão”. Veja mais detalhes.

Apoiadores participam das boas vindas à 6ª turma do MLG

A 6ª turma do Master em Liderança e Gestão Pública – MLG começou suas atividades nesta semana, quando os novos líderes se reuniram com professores e apoiadores do curso. Nesse vídeo, o time de Relações Institucionais do CLP apresenta os apoiadores da pós-graduação, que contaram porque apoiam o MLG. Assista.

Escola que Protege: projeto combate a violência contra crianças e adolescentes em Três Rios (RJ)

Escola que Protege: projeto combate a violência contra crianças e adolescentes em Três Rios (RJ)

Três Rios (RJ) é um município com cerca de 80 mil habitantes, e vivencia uma realidade comum de diversas outras cidades do país: os constantes relatos de violência vividos por alunos e alunas das redes públicas. O projeto Escola que Protege, idealizado por Hélida Siqueira – Secretária de Educação do município – com o apoio do Conexão Pública e sua equipe, tem o objetivo de mudar essa realidade. A iniciativa ocorre através de ações de conscientização, arte e cultura, envolvendo alunos(as), escola, comunidade e parceiros na cidade. Saiba mais detalhes.

 

A gestão pública perde quando afirmamos que “política não se discute”

A polarização política que toma conta do país teve um impacto direto nas relações sociais dos brasileiros, e em diversos ambientes é cada vez mais comum seguir um famoso ditado que erra ao afirmar que “política não se discute”. Neste artigo, os líderes MLG Camila Penido e Maurício Correia discutem a importância do diálogo político na sociedade, e a importância desse debate para a gestão pública. Leia.

Compartilhe esse artigo


Notícias Relacionadas

coisa-publica-clp-divulga-resultados-do-ranking-de-competitividade-dos-estados-2021

Coisa Pública: CLP divulga resultados do Ranking de Competitividade dos Estados 2021

por Natália Almeida

Ⓘ 7 minutos   |   ❍ 01 de outubro de 2021   |   ❝ Por Natália Almeida Coisa Pública Acontece na gestão pública A 10ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados…

Ler mais
coisa-publica-por-que-a-nova-reforma-administrativa-e-um-cardapio-de-privilegios

Coisa Pública: Por que a nova reforma Administrativa é um cardápio de privilégios?

por Natália Almeida

Ⓘ 7 minutos   |   ❍ 17 de agosto de 2021   |   ❝ Por Natália Almeida Coisa Pública Acontece na gestão pública Já conhece as Boas Práticas finalistas do Prêmio Excelência…

Ler mais
coisa-publica-voce-ja-conhece-o-guia-municipal-do-saneamento-basico-do-clp

Coisa Pública: Você já conhece o guia municipal do saneamento básico do CLP?

por Natália Almeida

Ⓘ 7 minutos   |   ❍ 03 de agosto de 2021   |   ❝ Por Natália Almeida Coisa Pública Acontece na gestão pública Ainda dá tempo de fazer parte da primeira turma…

Ler mais
coisa-publica-clp-divulga-resultados-do-ranking-de-competitividade-dos-estados-2021

Coisa Pública: CLP divulga resultados do Ranking de Competitividade dos Estados 2021

por Natália Almeida

Ⓘ 7 minutos   |   ❍ 01 de outubro de 2021   |   ❝ Por Natália Almeida Coisa Pública Acontece na gestão pública A 10ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados…

Ler mais
coisa-publica-por-que-a-nova-reforma-administrativa-e-um-cardapio-de-privilegios

Coisa Pública: Por que a nova reforma Administrativa é um cardápio de privilégios?

por Natália Almeida

Ⓘ 7 minutos   |   ❍ 17 de agosto de 2021   |   ❝ Por Natália Almeida Coisa Pública Acontece na gestão pública Já conhece as Boas Práticas finalistas do Prêmio Excelência…

Ler mais
coisa-publica-voce-ja-conhece-o-guia-municipal-do-saneamento-basico-do-clp

Coisa Pública: Você já conhece o guia municipal do saneamento básico do CLP?

por Natália Almeida

Ⓘ 7 minutos   |   ❍ 03 de agosto de 2021   |   ❝ Por Natália Almeida Coisa Pública Acontece na gestão pública Ainda dá tempo de fazer parte da primeira turma…

Ler mais

Junte-se ao CLP

Escreva seu email e receba nossa newsletter


    Siga o CLP

    Siga nossas redes sociais e fique informado