Voltar

Desenvolvimento Econômico e Social

O Estado brasileiro tem se mostrado ineficiente no cumprimento da missão de promover o bem-estar social, aplicando mal seus recursos e entregando serviços de baixa qualidade. Por isso, o CLP tem concentrado suas energias na defesa de causas fundamentais para o avanço do Brasil na direção de um futuro mais justo e democrático.


Medidas que apoiamos

Reforma da Previdência

Concentrado nossas forças em ações de advocacy, aprendemos que, com organização e determinação, é possível melhorar o Estado brasileiro.

Saiba mais

Esse foi o caso da reforma da Previdência, causa vitoriosa abraçada pelo CLP. Formamos uma coalizão com mais de 90 instituições e contatamos diretamente cerca de 400 parlamentares, além de inúmeras inserções na mídia e da criação da rede Apoie a Reforma. O resultado desse trabalho de conscientização, iniciado em 2017, foi a aprovação da reforma previdenciária, um passo importante para tornar o Brasil um país com menos privilégios e com um Estado mais saudável, mais responsável com o dinheiro público e mais capaz de investir nas áreas que realmente precisam.

Reforma Administrativa

Torna-se cada vez mais clara a necessidade de um ajuste fiscal para equilibrar as contas do país

Saiba mais

Esse ajuste deve começar pela reestruturação e valorização do funcionalismo público. Quase 40% do PIB nacional é usado para manter a máquina pública, praticamente o mesmo valor gasto por países mais ricos como Inglaterra e Canadá, que, no entanto, possuem serviços públicos muito melhores.

As regras do funcionalismo no Brasil não premiam quem entrega mais resultados, não promovem a especialização da burocracia estatal e não aproveitam a oportunidade de firmar parcerias com a iniciativa privada e o terceiro setor. Isso revela a urgência da reforma administrativa, um dos focos das ações de advocacy do CLP.

Novo Marco Regulatório do Saneamento

O Saneamento Básico é uma janela de oportunidade de combate às desigualdades sociais e geração de investimentos, emprego e renda no Brasil.

Saiba mais

O Novo Marco do Saneamento promove licitações com competição ampla e comprometimento com metas claras. Com tal legislação, será possível avançar rapidamente no saneamento e gerar grandes ganhos de bem estar e saúde no país. Além disso, o programa de universalização do saneamento vai gerar mais de 600 bilhões de reais em investimento privado e mais de 700 mil empregos, impulsionando o investimento privado, ajudando a economia crescer e a gerar empregos.

Conheça nossas causas e soluções.

Enfrentamento à Covid-19
Ver Causa
Desenvolvimento Econômico e Social
Ver Causa
Reforma Política | Distrital Misto
Ver Causa
Competitividade
Ver Causa
Gestão de Pessoas no Setor Público
Ver Causa

Junte-se ao CLP

Escreva seu email e receba nossa newsletter


    Siga o CLP

    Siga nossas redes sociais e fique informado