Voltar

Competitividade

Nossa agenda busca aumentar a competitividade local, com foco nos Estados e municípios. Entendemos que a Competitividade é a capacidade de um estado cumprir, com mais sucesso, a sua missão de promover bem-estar social por meio de um conjunto de ações, instituições e políticas. A competição saudável faz com que os entes busquem melhorar seus serviços públicos, atraindo empresas, trabalhadores e estudantes para ali viverem e se desenvolverem social e economicamente.

O CLP busca


1.

MENSURAR INDICADORES DE COMPETITIVIDADE, ATRAVÉS DA PUBLICAÇÃO DE RANKINGS;


2.

criar capacidade institucional nos governos, auxiliando-os a priorizar projetos, acompanhar dados e ações, e executar políticas públicas com base em evidências e boas práticas;


3.

mobilizar e articular com Governos, Iniciativa Privada e Sociedade Civil, gerando mais notoriedade e legitimidade para a causa;


Ranking de Competitividade

O que é Competitividade?

A necessidade de transformações estruturais no setor público é explícita nos mais diversos níveis de governo. O País não conta com uma agenda de longo prazo com planos de desenvolvimento nacional, estando sujeitos a perenidade de governos. São inúmeros os casos de projetos públicos inacabados, deixando uma mancha no planejamento estrutural do Brasil.

Como funciona um Ranking de Competitividade?

A competitividade no ranking é encarada como uma pauta transversal, avaliada numa perspectiva intersetorial, que compreende que as áreas não são isoladas. Dessa forma, é possível analisar os fatores externos e internos de cada questão para potencializar as janelas de oportunidade e viabilizar, por exemplo, parcerias público-privada e regimes de concessão.


Ranking de Competitividade dos Estados

O Ranking tem como objetivo alcançar um entendimento mais profundo dos 27 estados, trazendo para o público uma ferramenta simples e objetiva para pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública dos seus Estados.

Ranking de Competitividade dos Municípios

O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta que busca pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade dos seus municípios. A partir da análise de um conjunto de indicadores, pilares e dimensões, o Ranking fornece uma visão sistêmica da gestão pública municipal e ressalta a atenção a pauta municipalista. Será lançado em breve.

Ranking Covid

O Ranking Covid-19 foi criado com o propósito de compreender de forma comparativa como as ações dos 27 Estados brasileiros têm refletido no enfrentamento da doença. A partir de dados e indicadores do Ministério da Saúde, Fiocruz, Google e Open Knowledge Brasil, a ferramenta busca identificar os melhores e piores entes federativos com o intuito de mitigar as perdas de Competitividade após a pandemia.

Prêmio Excelência em Competitividade

O Comitê Organizador do Prêmio Excelência em Competitividade abriu no último dia 12 as inscrições para os estados que desejam concorrer na  Categoria Destaque Boas Práticas, do Prêmio Excelência em Competitividade.  Essa categoria visa conhecer e reconhecer os estados que têm desenvolvido políticas de impacto em Competitividade, dentro dos 10 temas que compõem os 10 pilares do Ranking de Competitividade dos Estados.



Conheça nossas causas e soluções.

Enfrentamento à Covid-19
Ver Causa
Gestão de Pessoas no Setor Público
Ver Causa
Reforma Política | Distrital Misto
Ver Causa
Competitividade
Ver Causa
Desenvolvimento Econômico e Social
Ver Causa

Junte-se ao CLP

Escreva seu email e receba nossa newsletter


    Siga o CLP

    Siga nossas redes sociais e fique informado