Doe para o CLP
ENG
Anterior
Próximo
A importância da liderança em tempos de crise para estados e municípios
13/04/2021
Liderança.

A importância da liderança em tempos de crise para estados e municípios

Tornou-se senso comum dizer que ‘tempos de crise, trazem também oportunidades’. Para além do mundo dos negócios, a Sociologia e a Ciência Política desenvolveram teorias que podem explicar por que o vislumbre das oportunidades na liderança em tempos de crise é tão disseminado na cultura popular.

A pandemia de Covid-19, decretada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) desde 11 de março de 2020, gerou uma situação de crise mundial e tem testado lideranças ao redor do mundo. Quando lideranças nacionais são inaptas no cumprimento de seus papéis, despontam internamente lideranças estaduais e municipais na busca por soluções de ordem sanitária, social e econômica. Afinal, na política, não existe vácuo de poder.


Liderança em tempos de crise geram maior abertura para mudanças institucionais

O jurista e sociólogo Max Weber é conhecido por argumentar que a política e a sociedade seguem ‘caminhos’ estabelecidos em momentos críticos da história de um país. Exceto por esses momentos fundamentais de mudanças, grupos e indivíduos em sociedade tendem a buscar seus interesses através dos caminhos já estabelecidos. Essa ideia pode ser aplicada na lógica organizacional e ao caso das instituições. Nesse sentido, as instituições seriam preponderantemente estáveis, mas as mudanças que ocorrem costumam ocorrer em momentos críticos e as mudanças subsequentes tendem a ser variações ou extensões lógicas dessa primeira mudança.


Portanto, a disseminação da doença causada pelo coronavírus pode ser caracterizada como um momento crítico na história e, por consequência, como um momento propício para ocorrência de mudanças institucionais que tendem a gerar legados duradouros.

Leia também: A liderança adaptativa – um caminho para vencer desafios públicos em tempos de incertezas


Estudo considerou a liderança do Brasil no combate à Covid-19 como a pior do mundo

Estudo comparativo realizado pelo Lowy Institute, organização sediada em Sydney, na Austrália, avaliou a performance de 98 países (conforme disponibilidade de dados) no combate à pandemia de Covid-19. Foram considerados como critérios para elaboração do ranking o número de casos confirmados, mortes e proporção de testes realizados conforme a população de cada país.

O Brasil ficou na última posição, sendo sua gestão considerada a pior do mundo dentre os países avaliados. Desde a confirmação dos primeiros casos da doença causada pelo coronavírus, o Brasil não tem conseguido controlar a transmissão nem o número de mortes no país. Dificuldades para promover testagem ampla e acompanhamento, falta de estrutura suficiente para atendimento dos doentes, entraves diplomáticos desnecessários que dificultaram a exportação de matéria-prima para produção de vacinas, bem como ausência de liderança e demora para fechar contratos de compras de vacinas com os principais laboratórios, tem tornado a crise no Brasil cada vez mais preocupante e caótica.


Decisão do Supremo Tribunal Federal reconhece que os estados, distrito federal e municípios têm competência concorrente com a União para combater Covid-19


Como o Brasil adota forma federativa de Estado, isso significa que o poder não é centralizado no governo federal e que os estados, distrito federal e municípios possuem governo próprio e autonomia relativa para tratar de assuntos locais. Nossa Constituição Federal faz uma série de previsões acerca da organização político-administrativa adotada no Brasil e estipula repartição de competências entre os entes federados para que todos possam atuar de forma autônoma (artigos 1° e 18 da Constituição Federal).


Ações equivocadas ou omissões por parte do governo federal geraram reações Ações equivocadas ou omissões por parte do governo federal geraram reações por parte dos outros poderes. Instado a se manifestar, o STF reafirmou em abril de 2020, no julgamento da ADI 6341, que os estados, distrito federal e municípios têm competência concorrente com a União para tomada de providências administrativas e normativas sobre saúde pública (artigos 23, II e 24, XII da Constituição Federal).


Liderança em tempos de crise deve ser capaz de combater trajetórias ineficientes


Obviamente, a existência de competência comum entre os entes federados não pode servir para justificar as ineficiências do governo federal, que deve ser o principal responsável por coordenar esforços no combate à Covid-19. No entanto, boas lideranças estaduais e municipais têm condições de despontar nesse momento de crise e de corrigirem práticas arraigadas e ineficientes, moldando práticas capazes de gerar resultados mais eficientes e com consequências institucionais de longo prazo.

Em circunstâncias excepcionais, como a da atual crise, é possível que emerja uma possibilidade maior de agência por parte dos atores envolvidos, pois é como se uma ‘janela de oportunidade’3se abrisse em torno de condições mais permissivas, possibilitando que as lideranças políticas adotem mecanismos para formar coalizões em prol de um objetivo comum. A abertura dessa ‘janela de oportunidade’ faz com que várias opções institucionais fiquem disponíveis, tornando ainda mais importante as interações e escolhas políticas feitas pelas lideranças estaduais e municipais no enfrentamento de crises.

Leia também: Coronavírus: O que ele pode nos ensinar sobre Liderança?

Compartilhe esse artigo


Heloisa Helena Diniz de Araujo  é Mestre em Política Internacional pelo Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (PPGRI-UFU). Advogada, especialista em Direito Público e em Direito Internacional. Atualmente, é Assessora Parlamentar na Câmara dos Deputados.

Notícias Relacionadas

liderancas-no-setor-publico-elevando-a-performance-de-servidores

Lideranças no setor público: elevando a performance de servidores

por Camila Cruz

O mais usual no setor público são os cargos comissionados de chefia serem preenchidos por indicação política. Vez ou outra, vemos também, a ocupação por servidores públicos, mas que se…

Ler mais
licoes-de-dale-carnegie-aplicadas-aos-lideres-publicos

Lições de Dale Carnegie aplicadas aos líderes públicos

por Nathalia Leone Marco

As ideias trazidas neste artigo fazem parte do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, somadas às duas do livro Como ser um grande líder e influenciar pessoas, também de…

Ler mais
o-que-falta-para-uma-lideranca-em-tempos-de-crise

O que falta para uma liderança em tempos de crise?

por Monique Delfim

Crise fiscal, crise sanitária, crise institucional, crise econômica, crise energética… Observamos que os que superam esses períodos de desequilíbrio e ruptura geralmente saem mais fortes, se reinventam ou, minimamente, aprendem.…

Ler mais
liderancas-no-setor-publico-elevando-a-performance-de-servidores

Lideranças no setor público: elevando a performance de servidores

por Camila Cruz

O mais usual no setor público são os cargos comissionados de chefia serem preenchidos por indicação política. Vez ou outra, vemos também, a ocupação por servidores públicos, mas que se…

Ler mais
licoes-de-dale-carnegie-aplicadas-aos-lideres-publicos

Lições de Dale Carnegie aplicadas aos líderes públicos

por Nathalia Leone Marco

As ideias trazidas neste artigo fazem parte do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, somadas às duas do livro Como ser um grande líder e influenciar pessoas, também de…

Ler mais
o-que-falta-para-uma-lideranca-em-tempos-de-crise

O que falta para uma liderança em tempos de crise?

por Monique Delfim

Crise fiscal, crise sanitária, crise institucional, crise econômica, crise energética… Observamos que os que superam esses períodos de desequilíbrio e ruptura geralmente saem mais fortes, se reinventam ou, minimamente, aprendem.…

Ler mais

Junte-se ao CLP

Escreva seu email e receba nossa newsletter


    Siga o CLP

    Siga nossas redes sociais e fique informado

    Mapa do site

    • Sobre o CLP
      • Quem somos e o que fazemos
      • Equipe, Comitê Executivo e Conselho
      • Linha do tempo
      • Apoiadores
      • Sala de imprensa
    • Soluções de Educação
      • Contrate nossos cursos
      • Educação no CLP
      • Master em Liderança e Gestão Pública – MLG
      • Liderança e Transformação Pública
    • Causas
      • Competitividade
      • Causas
      • Reforma da previdência
      • Reforma Política Distrital Misto
      • Gestão de Pessoas no Setor Público
      • Enfretamento à Covid-19
    • Rede de Líderes
      • Líderes
    • Blog
      • Todos os Posts
      • Estudos, artigos, conteúdos técnicos
    • Doação

    © COPYRIGHT CLP - CNPJ: 09.512.143/0001-57 - TELEFONE:: (+55) 11 2364.9518 | DOE PARA O CLP EM DOAR@CLP.ORG.BR

    auditoria
    • Home
    • Sobre o CLP
      • Quem somos e o que fazemos
      • Equipe, Comitê Executivo e Conselho
      • Linha do tempo
      • Apoiadores e Organizações
      • Sala de imprensa
    • Causas
      • Todas as Causas
      • Reforma Política Distrital Misto
      • Competitividade
      • Gestão de Pessoas no Setor Público
      • Desenvolvimento econômico e social
      • Enfretamento à Covid-19
    • Inteligência e Notas Técnicas
      • Estudos e notas técnicas
    • Soluções de Educação
      • Contrate nossos cursos
      • Educação no CLP
      • Master em Liderança e Gestão Pública – MLG
      • Liderança e Transformação
      • Curso de Transformação Digital
    • Rede de Líderes
      • Líderes
      • Rede MLG de Apoio à Primeira Infância
      • Rede Negritude Pública
    • Blog
    • Doação