CLP – Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e Inea lançam Universidade do Ambiente
Notícias

Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e Inea lançam Universidade do Ambiente

31/03/2016 - Fonte:CLP

Mauro Benevides Filho Foto: CLP

O CLP participou na manhã desta quinta-feira (31/03) do lançamento da Universidade do Ambiente, espaço corporativo que oferece capacitação profissional para servidores da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A aula inaugural foi proferida pelo presidente do Instituto Pereira Passos (IPP), o economista Sérgio Besserman.

"Estamos criando uma universidade corporativa para que os técnicos do Inea, que são o grande patrimônio de capital humano dessa instituição, possam compartilhar informações para, cada vez mais capacitados, enfrentarem os desafios de segurança hídrica e outros temas da área ambiental. Estamos sendo pioneiros na área de estruturar, dentro do órgão público, um sistema de gestão de pessoas", ressaltou o secretário do Ambiente, André Corrêa.

O projeto Universidade do Ambiente foi idealizado e executado por servidores como forma de contribuir para o estabelecimento de ações de capacitação continuada e para o aprimoramento das competências, habilidades e atitudes dos colaboradores. Trata-se de um espaço corporativo de aprendizagem voltado para o desenvolvimento dos servidores, que busca contribuir para o fortalecimento institucional. A universidade estimulará a transferência de conhecimento entre as gerações de servidores, resultando no aperfeiçoamento do quadro técnico, na valorização dos servidores e na efetiva melhoria dos serviços públicos prestados à sociedade fluminense.

"Nós estamos sendo pioneiros no Brasil nessa área de estruturar dentro de um órgão público uma unidade de gente e gestão. Estamos olhando muito para as oportuninades de qualificação profissional, para os benefícios que podem ser construídos além das questões remuneratórias. Eu acho isso fundamental", destacou André Corrêa.

As ações de capacitação oferecidas pela Universidade do Ambiente se concentram nas seguintes áreas: técnica, que contempla diferentes cursos como Direito Ambiental e Licenciamento Ambiental; gestão, que compreende ações de capacitação para todos os níveis gerenciais; e integração, que abrange o desenvolvimento de programas com objetivo de integrar as diversas áreas da instituição, seja por meio de visitas às diferentes sedes e unidades de conservação, seja por meio de programas de acolhimentos de novos servidores.

Nova edição da Revista Ineana traz como tema a água
Água é o tema da nova edição da revista Ineana que será lançada exclusivamente em meio digital. A publicação reúne três artigos: o primeiro apresenta um panorama da disponibilidade hídrica no Estado do Rio de Janeiro, destacando as demandas e a vulnerabilidade do nosso Estado até o horizonte de 2030; o segundo trata da recente crise hídrica e das medidas adotadas para fazer frente à pior estiagem dos últimos 85 anos; e o terceiro aborda o histórico acordo com São Paulo, Minas Gerais e a União para a gestão compartilhada das águas da Bacia Paraíba do Sul.

destaques
CLP realiza 2º treinamento de Gestão da Mudança para equipe do Novo Portal de...

CLP realiza 2º treinamento de Gestão da Mudança para equipe do Novo Portal de...

Órgão vem trabalhando fortemente na construção da Gestão Ambiental por Resultado, sendo que o principal foco é a melhoria do processo de...

Meio ambiente e a responsabilidade dos municípios

Meio ambiente e a responsabilidade dos municípios

A importância da formulação da agenda municipal para atingir o desenvolvimento socioeconômico acompanhado de uma relação saudável com o meio...

Rio+ Sustentável avança no processo de transformação da SEA e do Inea

Rio+ Sustentável avança no processo de transformação da SEA e do Inea

Projeto visa melhorar a gestão interna da SEA e do INEA a partir da revisão de processos e desenvolvimento de lideranças