1/12/2016
Notícias.

Programa de Enfrentamento ao Desemprego na Cidade de Teresina 2013 – 2015

Foto: 

A cidade de Teresina, capital do estado do Piauí, tem como peculiaridades algumas características que a fortalecem com um grande potencial de desenvolvimento. Entretanto, defronta-se com o desemprego, principalmente entre a população jovem. 
 
Para solucionar esse problema, foi necessário eleger uma atividade que se adequasse à necessidade de criação de muitos empregos, seguindo basicamente dois critérios: a) direcioná-los aos mais jovens; e b) não exigir experiências anteriores. O segmento escolhido, com base em dados do cenário nacional e após pesquisa levantada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), foi o de Call Center, por apresentar um grande potencial de empregabilidade na região onde se instalam.
 
 O passo seguinte foi a realização de contato direto com as empresas investidoras, para entender as suas necessidades quanto aos aspectos de instalação. Foram levantadas as possíveis ações a serem desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Teresina, no que tange às atividades de instalação e consolidação dessas empresas. 
 
Posteriormente, a SEMDEC elaborou um Projeto de Lei, que pudesse incentivar e beneficiar a atividade, enviando-o à Câmara Municipal de Teresina, para apreciação e deliberação em seu favor. Os indicadores mostraram a viabilidade do projeto, através do número de empregos criados, que é a grande atração das empresas de Call Center. 
 
 
 
Foi uma estratégia bem sucedida no combate ao desemprego local. Os resultados positivos se materializaram no crescente número de empregos entre a parcela jovem da população teresinense, impulsionando, desta forma, o desenvolvimento local. Em 2013, foram criados 5.000 empregos, número que saltou para 12.000 em 2015.
 
 
 
As ações criaram estratégias e instrumentos para a inclusão social, emprego e renda e qualificação da mão de obra como instrumentos que se complementam, para atingir o desenvolvimento das liberdades, tal como apregoava o economista indiano Amartya Sen. Para ele, as liberdades humanas são as bases do desenvolvimento e sua capacidade deve ser potencializada. Os indicadores mostraram a viabilidade da política, demonstrada pelo número de empregos criados através da instalação das empresas de Call Center, transformando-se em estratégia bem sucedida no combate ao desemprego. 
 
Em 2013, a cidade de Teresina oportunizou o crescimento da oferta de emprego, principalmente para a população jovem entre 18 a 24 anos, através de uma política municipal de incentivo fiscal, direcionada a um setor de mercado com forte demanda por empregabilidade. Os resultados obtidos têm por base os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, apontando que o projeto atingiu seu objetivo amplo: a redução da taxa de desemprego entre a parcela jovem da população teresinense, no período 2013-2015. 
 
Segundo os dados para o acumulado de Janeiro a Dezembro de 2014, foram criados 8.617 empregos celetistas. A cidade se destacou como a 2ª capital do Norte e Nordeste que mais gerou postos de trabalho para aquele período e a 4ª capital brasileira com o maior saldo positivo de postos de trabalho para o mesmo período.  
 
Em 2015, se desatacou como a 1º do ranking entre as capitais brasileiras com o maior saldo, para o período de Janeiro a Maio. Este programa, foi reconhecido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), como uma experiência inovadora que servirá de referência para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil a partir de 2016.
 

 

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