18/08/2016
Notícias.

Governo de SP lança fórum para redução de acidentes e mortes no trânsito

Movimento Paulista de Segurança no Trânsito Foto: Portal do Governo do Estado – Eduardo Saraiva

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, lançou nesta quinta-feira (18) o Fórum Melhores Práticas em Segurança Viária, em comemoração ao primeiro ano do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do Governo do Estado de São Paulo que visa reduzir pela metade o número de acidentes no trânsito, até 2020.O secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho participou do evento.

“No primeiro semestre, tivemos uma redução de 8% no número de mortes em acidentes rodoviários, 233 vítimas a menos”, afirmou Alckmin.

Já foram investidos no programa R$ 10,5 milhões em ações de educação no trânsito, em 15 municípios. O evento realizado no Palácio dos Bandeirantes marcou ainda o lançamento de uma campanha de mídia para conscientizar a população sobre a mudança de comportamento no trânsito e diminuir o número de acidentes. No Estado de São Paulo, 94% dos acidentes com vítimas fatais são causados por falha humana.

Para Alckmin, a iniciativa representa um passo a mais no caminho de tornar as rodovias paulistas mais seguras e para reduzir os índices de mortalidade no trânsito. "No mundo inteiro, a primeira causa de mortalidade é o coração e grandes vasos, a segunda é o câncer e a terceira não é doença, é causa externa, e a principal é acidente rodoviário com carro, moto. Em São Paulo tivemos o ano passado mais de 6 mil mortes e começamos um grande trabalho para reduzir esse número para a metade, até 2020”, disse o governador.

Alckmin citou o InfoSiga SP, relatório on-line sobre acidentes de trânsito, e explicou o procedimento adotado em relação às prefeituras participantes do programa. “É tudo transparente e todo dia 19 é publicado o resultado sobre o mês anterior. Com isso, sabemos aonde foi o acidente, e agimos imediatamente para evitar acidentes. No primeiro momento pegamos as 15 cidades com maior número de acidentes fizemos convênios com as prefeituras e damos dicas de onde melhorar, como aqui precisa de uma faixa, ou aqui precisa de um semáforo, ou uma calçada, iluminação. Em seguida, passamos os recursos para os municípios.

Os próximos passos a serem dados depois dos resultados das eleições municipais, segundo o governador, é ampliar os convênios para mais 24 municípios e ampliar os investimentos para mais R$ 22 milhões.

Parceria
Alckmin assinou nessa ocasião parceria com a coalizão global Together for Safer Roads*, para troca de conhecimentos sobre as melhores práticas mundiais e incremento do trabalho que já vem sendo realizado pelo Governo do Estado na diminuição do número de acidentes e mortes.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito se baseia em iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), denominada de “Década de Ação pela Segurança Viária”, para o período de 2011 a 2020.

A coordenação do comitê gestor do Movimento está a cargo da Secretaria de Governo. Em sua composição, estão mais nove Secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Elas são responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no estado.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito conta ainda acontece também com o envolvimento da sociedade civil, parceria estratégica do Centro de Liderança Pública – CLP e com o apoio das empresas: Abraciclo, Ambev, Arteris, Banco Itaú, Fenaseg, Grupo Ultra, Porto Seguro, Optas – Fadel e Raízen.

Os 15 municípios participantes são: Amparo, Atibaia, Barretos, Catanduva, Fernandópolis, Itanhaém, Jacareí, Piedade, Praia Grande, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São Roque e Sorocaba. No total, estão sendo investidos R$ 10,5 milhões de recursos do Estado para investimentos em iniciativas voltadas para fiscalização, sinalização e educação para o trânsito.

Foram considerados municípios com números médios superiores a 15 óbitos e escolhidos por faixa populacional (até 100 mil habitantes, até 200 mil, até 400 mil e acima de 400 mil.

Fonte: Portal do Governo do Estado

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