CLP – EAD - Como melhorar a arrecadação de seu município

EAD - Como melhorar a arrecadação de seu município

Formação de líderes / curso a distância

O Centro de Liderança Pública (CLP) desenvolveu o curso online Como melhorar a arrecadação do seu município com intuito de oferecer teoria e instrumentos ao gestor público, ajudando a melhorar suas finanças municipais. 

O módulo atual tem como objetivo guiar os gestores públicos no aumento da eficiência na arrecadação das receitas e tributos próprios.

Durante o curso serão abordadas algumas das receitas próprias do município, como por exemplo: IPTU, ISS, ITBI, Dívida ativa e Taxas Municipais. 

Ao final, o aluno será capaz de diagnosticar problemas e ineficiências nas receitas municipais. Feito o diagnóstico, o gestor terá acesso a dicas e técnicas para construir um plano de ação de melhorias e redução das ineficiências na arrecadação.

ícone cidade Curso a distância

ícone calendario Inscrições Abertas e Gratuitas

ícone duração Aproximadamente 4 horas

ícone certificado Certificado emitido pelo CLP

Disponível até:

Curso Aberto

 

Faça sua inscrição

4
horas de curso
 

    tenho interesse

*É facultado ao CLP a alteração da programação do curso.

conheça mais sobre o curso

Diferenciais

currículo

 O curso auxilia gestores públicos na elaboração de um plano de como melhorar a arrecação do seu municípios por meio das receitas e tributos próprios. 

planejamento

Identifique os principais gargalos do processo de arrecadação de tributos no seu município e trace um plano que envolve tecnologia, equipe e análise de dados para dar mais eficiência na arrecadação.

grafico

Trace cenários e metas de arrecadação a curso, médio e longo prazo.

Metodologia


O curso de Como Melhorar a Arrecadação do seu Município do CLP abrange três módulos distintos com conteúdo em diferentes mídias como texto e vídeo-aulas. Elaborado pelos professores José Rodolfo Fiori e Fúlvio Piccinini Albertoni, o curso conta com uma metodologia diferenciada ao trazer teoria e prática em um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores atualmente, as finanças municipais.

O primeiro módulo do curso tem como objetivo auxiliar o gestor no aumento da eficiência na arrecadação das receitas e tributos próprios. Assim, preparando o gestor para realizar um diagnóstico dos problemas e ineficiências na arrecadação do seu município e ajudando a criar um plano de ação de melhorias ao final do curso.

Faça sua inscrição

 

 

Módulos do curso

1)    RECEITAS TRIBUTÁRIAS PRÓPRIAS
•    Aula 1: Diagnóstico
•    Aula 2: IPTU
•    Aula 3: ISS
•    Aula 4: ITBU
•    Aula 5: Dívida Ativa
•    Aula 6: Taxas


2)    TRANSFERÊNCIAS ESTADUAIS E FEDERAIS
Lançamento em 2018.

3)    CAPTAÇÃO EXTERNA
Lançamento em 2018.

 

Faça sua inscrição

 

Perfil do Participante

Gestores públicos, principalmente, equipes técnicas de secretarias de fazenda, assessores de gabinetes do prefeito e estudantes interessados no tema..

 

Faça sua inscrição

Investimento

O curso é gratuito! Todos os vídeos e materiais de suporte está disponível gratuitamente para quem se interessar pelo curso.

Aos interessados em mais detalhes, basta entrar em contato pelo e-mail ead@clp.org.br.

 

Faça sua inscrição

 

Certificado

O curso não emite certificado.

 

Faça sua inscrição

Importância do Planejamento

A má divisão do bolo tributário cria uma situação difícil para os municípios que respondem por muitas obrigações, mas recebem a menor fatia dos impostos recolhidos pelo governo. Isso, exige dos municípios um grande senso de priorização de gastos e eficiência na execução. Características que infelizmente não são observadas em boa parte das cidades brasileiras. Essa é razão de termos criado o curso Como Melhorar a Arrecadação do Seu Município.

O curso é dividido em três módulos: I - Melhoria da Gestão Tributária Interna; II - Formas de Incrementar as Receitas; III - Operações de Crédito com Organizações Internacionais.

O primeiro módulo do curso Como Melhorar a Arrecada do Seu Município aborda métodos de aumentar a eficiência da arrecadação de receitas tributárioas próprios do município, como IPTU, ISS, ITBI, Dívida Ativa Tributária e as Taxas Municípios.

Ao final do curso, o aluno estará apto a diagnosticar problemas e ineficiências nas receitas municípios, bem como planejar ações para reverter esse quadro.

No vídeo ao lado, os professores Fúlvio Albertoni e Rodolfo Fiori, explicam maior sobre o que você irá aprender em duas horas de curso.

 

Professores

 

Faça sua inscrição

perguntas frequentes

 Não, o curso é à distância e feito totalmente pela plataforma online de ensino. A gestão do tempo e das aulas fica totalmente a cargo do estudante.

O curso de Como Melhorar a Arrecadação do seu Município é aberto e gratuito. 

O curso poderá ser assessado e assistido quantas vezes quiser, sem limite de usos para usuário único.

Não. Seu cadastro é único para uso pessoal e intransferível.

Faça sua inscrição

destaques
O Problema da Gestão Municipal de Resíduos Sólidos

O Problema da Gestão Municipal de Resíduos Sólidos

Hoje, o Brasil conta com 3 mil municípios que fazem a destinação inadequada do lixo. Entenda a questão.

IOEB – Índice de Oportunidades da Educação Brasileira 2017

IOEB – Índice de Oportunidades da Educação Brasileira 2017

O índice identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que lá vivem