CLP – Centro de Liderança Pública leva prêmio das 100 melhores ONGs no Brasil para se doar
Notícias

Centro de Liderança Pública leva prêmio das 100 melhores ONGs no Brasil para se doar

08/08/2017 - Fonte: CLP

 

Ela e outras 99 organizações acabam de ser reconhecidas como as melhores ONGs do Brasil.  Trata-se da primeira edição da #melhoresOngs e é uma iniciativa do Instituto Doar e a Revista Época. Teve um número surpreendente de inscrições, mais de 1500. Entre associações de caridade, organizações da sociedade civil, institutos e fundações filantrópicas, estar entre as 100 é sinal de competência.

O objetivo da premiação é criar um selo de qualidade que estimulem as organizações sociais a se desenvolverem e seja uma vitrine para potenciai doadores. ONGs exemplares merecem o reconhecimento e o dinheiro de doadores conscientes. É esse o objetivo do Prêmio Melhores ONGs.

O Centro de Liderança Pública existe desde 2008, quando reuniu a primeira turma de prefeitos para elaborarem um plano de desenvolvimento para suas respectivas cidades. Hoje, a organização conta com mais de 5.500 líderes públicos impactados de 106 cidades do Brasil.

As iniciativas do CLP têm um propósito de melhorar o Estado Brasileiro para que ele se torne um Estado de direito, democrático e prestador de serviços. Para isso, preparamos os líderes públicos para implementar políticas públicas de maneira ética e eficiente.

Em todo o mundo, certificações, prêmios e reconhecimentos aumentam significativamente a confiança dos doadores e consequentemente aumenta o volume de doações. No Brasil, como em outros casos, há pouca pesquisa sobre isso. Podemos destacar uma experiência que foi descontinuada mas que em seu curto tempo de vida gerou excelentes resultados. Trata-se do Prêmio Beneficente, de Stephen Kannitz. Ele trouxe dados interessantes sobre a experiência:

 

  • As 50 instituições mais bem administradas do ano dobraram a sua renda de donativos nos três anos seguintes.
  • Em média receberam R$ 2.000.000,00 de donativos adicionais no triênio seguinte.
  • A maioria do dinheiro adicional veio de pessoas que nunca haviam doado antes.

 

O objetivo é que não só estas primeiras 100, mas o maior número possível de ONGs, entre as mais de 300 mil existentes neste país, possa através desta parceria do Instituto Doar com a Revista Época, estabelecer padrões para a melhoria contínua. Aumentam sua legitimidade e reputação e aumentam os recursos de doadores para elas.

Processos administrativos, contábeis, financeiros, de comunicação, são verificáveis. Recomenda-se que sejam públicos e transparentes, já que os recursos são provenientes de doações e patrocínios e se espera o melhor uso desse dinheiro. Metodologias, pedagogias e procedimentos de cada ONG com seus públicos não podem nem devem ser comparáveis nem muito menos ranqueados. Mas a gestão e a transparência dos recursos, sim. É isso que o premio mediu e é assim pretende seguir fazendo: premiando ONGs cujos dados são mensuráveis e objetivos.

Melhores ONGs é um guia que facilita para o doador na hora de escolher para quem doar.  É hora de valorizar o que é nosso e apoiar o Centro de Liderança Pública.

 

destaques
Master em Liderança e Gestão Pública recebe sua 4º turma

Master em Liderança e Gestão Pública recebe sua 4º turma

A turma IV do MLG conta com alunos de 17 cidades brasileiras. São secretários, prefeitos e líderes públicos de diversas origens.

Como a Política Será Financiada, direto do Fórum sobre Reforma Política

Como a Política Será Financiada, direto do Fórum sobre Reforma Política

Evento discutiu temas caros à política brasileira, como modelo de escolha dos candidatos e financiamento das campanhas.

CLP e ELLIF concluem 3ª turma do projeto "Direito & Desenvolvimento"

CLP e ELLIF concluem 3ª turma do projeto "Direito & Desenvolvimento"

Já são mais de 100 pessoas impactadas pelo projeto em menos de 10 meses de projeto.